Câmara de Silves ajuda jovens do concelho a candidatar-se ao «Empreende Já» do IPDJ

A Câmara de Silves vai dar apoio aos jovens do concelho que pretenderem candidatar-se ao programa «Empreende Já», do Instituto […]

A Câmara de Silves vai dar apoio aos jovens do concelho que pretenderem candidatar-se ao programa «Empreende Já», do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A autarquia disponibilizou-se para dar informações e ajudar os interessados a preencher as candidaturas a esta iniciativa, que se destina «a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens».

Quem quiser usufruir da ajuda da Câmara de Silves, deverá entrar em contacto com o Setor de Juventude da autarquia. Para isso, podem dirigir-se às suas instalações, situadas na Rua Dr. João de Deus, n.º 21 r/c (ao lado da Junta de Freguesia de Silves), ou solicitar esclarecimentos através do telefone 282 440 831 (ext.: 2650) ou do email juventude@cm-silves.pt.

O «Empreende Já» destina-se a jovens entre os 18e os 29 anos, que não estejam a trabalhar, a estudar nem a frequentar ações de formação (jovens NEET) e divide-se em duas ações.

«A ação 1 pretende apoiar o desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades da economia social e confere aos jovens que vierem a ser selecionados o pagamento mensal, durante seis meses, de uma bolsa no valor de 1,65 IAS (em 2016 este valor corresponde a 691,70 euros), formação, até um máximo de 250 horas, em temas transversais à ação empreendedora e apoio técnico personalizado (tutoria) com vista à estruturação e sustentabilidade do projeto de constituição de empresa ou de entidade de economia social, com a duração máxima de 30 horas», segundo a Câmara de Silves.

A ação 2 visa apoiar sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do EJÁ, ou seja, «resultantes dos projetos desenvolvidos na ação 1 do programa», com um apoio financeiro de 10 mil euros por projeto que for selecionado.
Informação sobre este programa também pode ser obtida na loja Ponto Já de Faro ou no site do IPDJ, cuja Direção Regional se disponibiliza, igualmente, a ajudar os interessados em obter estes apoios.

Comentários

pub