Câmara de Monchique entregou primeiros cheques do «Habita Jovem»

Dar apoios que vão dos 5 mil aos 15 mil euros, garantido uma residência permanente no concelho de Monchique pelo […]

Dar apoios que vão dos 5 mil aos 15 mil euros, garantido uma residência permanente no concelho de Monchique pelo prazo de 10 anos são os objetivos do programa «Habita Jovem», cujos primeiros cheques foram entregues no dia 23 de Dezembro.

Com efeito, este programa quer apoiar a «aquisição, reabilitação ou reconstrução de habitação própria e permanente». O «Habita Jovem» abrange jovens ou jovens casais, desde que a média de idades não ultrapasse os 40 anos de idades e cujos rendimentos anuais sejam inferiores a 70 mil euros em caso de casal, e 40 mil para individuais.

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, este é um programa «único no território nacional, arrojado e inovador, significando o mesmo uma vontade de fixar populações no território onde se tem assistido, desde os anos 70 do século passado a uma redução significativa da população residente.

«Temos que inverter esta tendência, criando programas, levando a cabo iniciativas que promovam a fixação e crescimento da população. O ato de hoje é uma janela de esperança que se abre para os jovens e jovens casais do concelho: é a prova de que estamos a fazer coisas diferentes para fixar população jovem, tão necessária para o desenvolvimento de Monchique», acrescentou.

Neste sentido, a iniciativa «Enxoval do Bebé» foi, no entender do Rui André, «um sucesso, onde cada criança que nasça tem um apoio direto de 500 euros a adquiri bens para o bebé no comércio local de Monchique com quem temos uma parceria», disse.

Comentários

pub