Caderno sobre o fundo dos órfãos de Loulé vai ser apresentado no Arquivo Municipal

«Caderno do Arquivo 11 – Fundo dos Órfãos de Loulé – Séculos XV e XVI» é o nome do trabalho, […]

Arquivo Municipal de Loulé«Caderno do Arquivo 11 – Fundo dos Órfãos de Loulé – Séculos XV e XVI» é o nome do trabalho, de Maria de Fátima Machado, que será apresentado no dia 10 de Dezembro, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé.

Neste trabalho são trazidos a público dez documentos «que revelam procedimentos e modos de agir dos Juízes dos Órfãos em prol dos menores que tutelavam», diz a Câmara de Loulé.

Mais do que os órfãos, muitas vezes anónimos, são os seus bens que estão em evidência na documentação. Nesta, podemos acompanhar a inventariação feita após a morte dos pais, a realização das partilhas, os litígios associados ao processo de transmissão patrimonial, as almoedas (leilões), as contas prestadas pelos tutores e os depósitos de dinheiro na arca dos órfãos.

«Outros olhares e outras leituras permitem assim novas e diferentes perspetivas sobre este período, mas também sobre esta terra e as suas gentes», explica a autarquia louletana. A entrada para esta iniciativa é livre.

Doutora em História e mestre em História Medieval, Maria de Fátima Machado é investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) e professora de História no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e na Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico do Porto.

Os trabalhos que tem desenvolvido e publicado privilegiam a história económica e social, como a assistência, e incidem sobre os séculos XV e XVI.

Comentários

pub