Bolo-rei gigante de Olhão este ano terá frutos vermelhos

Um bolo-rei, «com cerca de 120 metros», vai deliciar os visitantes da Praça da Restauração, em Olhão, no próximo dia […]

Bolo Rei Gigante Olhão_2014_CMO_16Um bolo-rei, «com cerca de 120 metros», vai deliciar os visitantes da Praça da Restauração, em Olhão, no próximo dia 17 de Dezembro, a partir das 16h00. Confecionado como sempre pelo chef Filipe Martins, este ano a novidade é o bolo incluir frutos vermelhos, bagas goji, arandos e chocolate. Cada fatia custa 50 cêntimos, que revertem a favor do Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima, de Olhão.

Filipe Martins, proprietário da pastelaria «Kubidoce», incluiu nos «cerca de 120 metros», os bolos-reis tradicionais – como o escangalhado e o rainha –, assim como o bolo-princesa de frutos vermelhos, diz a Câmara de Olhão.

O chef também não esqueceu «os já famosos bolos-reis de batata-doce com laranja confitada e amendoim, o de alfarroba com laranja, passas e amêndoa, representando os genuínos sabores do Algarve, o bolo-rei de chocolate branco com nozes e laranja, com chocolate negro, laranja, caju e amêndoa ou o tradicional bolo-rei com frutas cristalizadas», acrescenta a autarquia.

2016-295-bolo-rei-gigante-01Para que esta iniciativa se concretize, o chef estima utilizar mais de 160 quilos de farinha, 700 ovos, 40 quilos de açúcar, 60 quilos de chocolate branco, 60 quilos de chocolate negro, 350 quilos de frutas cristalizadas, amêndoas, nozes, pinhões, amendoins, avelãs, cajus, passas, frutos vermelhos, damascos, bagas goji, arandos, farinha de alfarroba.

Filipe Martins estima utilizar, ainda, 5 litros de aguardente, 25 litros de azeite, 25 litros de leite, 15 quilos de fermento e 70 quilos de batata-doce.

Neste dia, o Largo da Restauração terá, também, uma feira de Natal, «onde não faltam o pai e mãe Natal, duendes e motociclistas», diz a Câmara de Olhão.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Olhão.

2016-295-bolo-rei-gigante-02

Comentários

pub