Aumentos na A22 só em dois pórticos, garante Ministério

Só haverá aumentos do valor da portagem em dois dos 18 pórticos da A22 e serão de 5 cêntimos, num […]

Só haverá aumentos do valor da portagem em dois dos 18 pórticos da A22 e serão de 5 cêntimos, num caso, e de 10, no outro, para a classe 1, assegurou esta sexta-feira o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Esta atualização das taxas de portagem vai entrar em vigor no domingo, 1 de Janeiro, e prevê aumentos em mais de 35 por cento dos troços taxados do país. A autoestrada que atravessa o Algarve não escapou a aumentos, apesar de ainda no Verão ter sido beneficiada com uma redução generalizada dos preços das portagens, que era, de resto, uma promessa eleitoral do PS.

Findo o ano, as portagens voltam a aumentar, em dois dos troços. Isto porque, explica o Ministério, a atualização «é realizada de acordo os contratos das respetivas concessões, alguns dos quais em vigor há várias décadas, e tem como único critério de referência o Índice de Preços ao Consumidor de Outubro, com arredondamento ao múltiplo de cinco cêntimos».

«No caso específico da A22, a qual integra 18 pórticos de portagem, a aplicação daquele critério determinou, para os veículos de Classe 1, apenas o aumento de 5 cêntimos num pórtico e de 10 cêntimos num outro pórtico», segundo a tutela.

Aliás, foi isso mesmo que o Sul Informação ontem noticiou, citando o jornal Correio da Manhã, quando escrevemos que, a partir de dia 1 de Janeiro, haverá um acréscimo de 15 cêntimos na classe 1 e 20 nas restantes. Acréscimos que se fazem sentir para quem percorre na totalidade a Via do Infante, de uma ponta a outra.

Ou seja, a partir do próximo domingo, percorrer toda a A22 vai custar 8,70 euros para veículos classe 1 (mais 15 cêntimos que antes), 15,25 euros para a classe 2, 19,65 euros para a classe 3 e 21,90 euros para a 4, o que corresponde ao aumento de 20 cêntimos em cada um destes percursos totais.

O Governo aproveita para lembrar que a redução aplicada em Agosto foi de «15% da taxa geral de portagem, acrescida de reduções até 30% para os veículos pesados de mercadorias, os quais passaram ainda a beneficiar de um acréscimo de duas horas no horário noturno», com «preços mais vantajosos».

 

Corrigida às 17h16, retirando uma referência errada ao Correio da Manhã e acrescentando os dados corretos. As nossas desculpas aos colegas do Correio da Manhã pela nossa má interpretação dos dados.

 

Comentários

pub