Albufeira volta a acender luz pela paz no mundo

Albufeira vai acender uma luz pela paz no mundo. A Câmara albufeirense volta a associar-se ao evento internacional «Luz da […]

cerimonia-luz-da-paz-albufeiraAlbufeira vai acender uma luz pela paz no mundo. A Câmara albufeirense volta a associar-se ao evento internacional «Luz da Paz», uma tradição que teve origem na Áustria para simbolizar a defesa dos ideais da paz, fraternidade e igualdade entre os povos.

A cerimónia da «Luz da Paz» em Albufeira, município que adere à iniciativa há 11 anos consecutivos, está agendada para domingo, dia 18 de Dezembro, às 16h00, na Igreja de São José, em Ferreiras.

A chama que será acesa durante a celebração e permanecerá  no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, «onde ficará à disposição de todas as pessoas que aqui se queiram deslocar para acender a sua própria vela pela Paz no mundo», provém da Igreja da Natividade, em Belém, lugar onde Jesus nasceu, e simboliza a irmandade entre os povos.

«Esta tradição nasceu há cerca de 25 anos, quando a televisão austríaca decidiu convidar uma criança, que se tivesse destacado por um motivo nobre, a acender uma lamparina no local do nascimento de Jesus. Inicialmente a luz era transportada apenas para a Áustria, mais tarde ficou decidido levar a iniciativa a outros cantos do mundo, estando atualmente presente em 25 países», segundo a Câmara de Albufeira.

No concelho algarvio, o evento realiza-se desde 2005, no âmbito do acordo de geminação que o município albufeirense mantém com a cidade austríaca de Linz. A cerimónia de domingo vai contar com a presença do presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa e de Nelson de Melo, cônsul honorário da República da Áustria no Algarve.

Comentários

pub