12.500 utentes de Portimão passam a ter médico de família com abertura de nova USF

Mais 12.500 utentes do concelho de Portimão passam agora a ter médico de família, com a inauguração da nova Unidade […]

usf-atlantico-sul_04Mais 12.500 utentes do concelho de Portimão passam agora a ter médico de família, com a inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, no Centro de Saúde daquela cidade algarvia.

A USF, a segunda criada no âmbito do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, reúne uma equipa multidisciplinar, composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos.

A nova unidade, que foi ontem inaugurada pelo secretário de Estado da Saúde, garante que, dos 58 mil utentes inscritos no concelho de Portimão, apenas cerca de 12 mil continuem sem médico de família. Mas esta situação deverá ser corrigida «em breve», no próximo ano de 2017, com a abertura de mais uma USF no Centro de Saúde de Portimão, revelou ao Sul Informação a diretora executiva do ACES Barlavento.

«Será uma USF com a mesma capacidade desta que estamos a abrir hoje, pelo que se estima que toda a população ficará servida de médico de família», explicou Leonor Bota.

E isto, apesar da grande carência de médicos que se vive no Algarve. João Moura Reis, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, explicou, na sua intervenção durante a inauguração da USF Atlântico Sul, que, ao contrário do que acontece com os Centros de Saúde ou mesmo os hospitais, «há uma maior disponibilidade dos profissionais para abraçar este modelo organizacional».

 

usf-atlantico-sul_13

O secretário de Estado Manuel Delgado, por seu lado, salientou o facto de, com a abertura desta USF, «mais doentes passarem a ter médico de família e atendimento com mais qualidade e proximidade», evitando assim que «esses doentes se tenham de dirigir sistematicamente às Urgências dos hospitais». A aposta na rede de cuidados de saúde primários, salientou o governante, é também uma forma de ajudar a resolver os problemas a jusante, no Centro Hospitalar do Algarve e nas suas congestionadas Urgências.

Atualmente, sublinhou o presidente da ARS, A«mais de 80% da população residente no Algarve já tem médico de família atribuído».

Após a inauguração formal da USF e ainda antes de partir o bolo e de tirar a foto de família com a equipa da USF, a comitiva, que integrava também a presidente da Câmara Isilda Gomes, visitou demoradamente as instalações, guiada pela coordenadora da nova estrutura, a médica Maria da Luz Salas.

Um dos novos serviços oferecidos pela USF é o de telemedicina, num protocolo entre a ARS, o CHA e uma empresa especializada. Tendo como interface o computador, a telemedicina está já instalada em oito das 13 USF existentes no Algarve e em vários serviços do CHA, para consultas de especialidade.

Para já, apenas está disponível a consulta de Cardiologia, com o especialista Nuno Marques que, através do computador, falou com o secretário de Estado da Saúde. Este é ainda um projeto embrionário, mas em breve estas consultas de telemedicina serão estendidas à Neurologia e à Otorrinolaringologia.

 

usf-atlantico-sul_14
Apresentação do serviço de Telemedicina da USF Atlântico Sul, em Portimão

Leonor Bota, diretora executiva do ACES Barlavento, fez ainda questão de mostrar a Manuel Delgado a disponibilidade de espaço que o Centro de Saúde de Portimão tem para instalar, muito em breve, uma nova USF.

Quanto ao Centro de Saúde em si, dotado de boas condições para acolher os utentes e os profissionais de saúde, Leonor Bota revelou que, mesmo com carência de médicos, são ali feitas mais de 200 consultas de recurso diárias, além das 200 consultas programadas que assegura todos os dias.

A diretora executiva acrescentou que, tendo em conta as condições meteorológicas destes últimos dias e a maior afluência de utentes com as doenças da época, o ACES Barlavento acionou «o plano de contingência, pelo que os Centros de Saúde de Silves, Portimão e Lagoa estão abertos até às 22h00, para aliviar as Urgências dos hospitais».

A primeira USF do ACES Barlavento, a USF Descobrimentos, foi inaugurada no passado mês de Maio em Lagos. Com a entrada em funcionamento da USF Atlântico Sul, a região do Algarve passa a dispor de 13 USF – 6 em Modelo A, 7 em Modelo B – que abrangem mais de 100 mil utentes.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub