Web Summit começa hoje em Lisboa e terá “lobby” algarvio

A Web Summit, o principal evento relacionado com tecnologia e ideias inovadoras de negócio da Europa, começa hoje em Lisboa […]

Web SummitA Web Summit, o principal evento relacionado com tecnologia e ideias inovadoras de negócio da Europa, começa hoje em Lisboa e contará com um lobby algarvio.

Várias empresas da região da área da inovação e tecnologia juntaram-se para ir em grupo até a este evento, que decorre até quinta-feira na FIL, uma oportunidade rara para as jovens empresas portuguesas entrarem no radar dos grandes investidores.

Foi com o objetivo de aumentar a sua rede de contactos que o algarvio Miguel Fernandes, fundador e administrador da empresa Dengun, foi à Web Summit de 2015 e voltará a estar presente este ano na iniciativa, acompanhado por outros empreendedores algarvios. «Juntámo-nos com outras empresas, como a Algardata e a Conceptek, e preparámos a nossa ida em conjunto, por isso devemos andar juntos por lá», resumiu o jovem empresário, numa conversa com o Sul Informação.

A Dengun vai à edição de 2016 deste evento internacional com um estatuto diferente de muitas das empresas presentes, já que não é a primeira vez que marca presença. «Eles têm um sistema em que as startups que participam pela primeira vez são consideradas Alfa. Nós, como estivemos o ano passado em Dublin, fomos convidados a estar presentes como empresa Beta, que a organização considera estar num estado de maturidade mais avançado», explicou.

Esta poderá ser uma vantagem para a empresa de Miguel Fernandes, já que o estatuto de empresa Beta dá outra visibilidade. «Como há pouco tempo, os investidores privilegiam o contacto com empresas Beta», disse. Ainda assim, não acredita que voltará de Lisboa com promessas de investimento no bolso, pois não é esse o principal objetivo da Web Summit, na sua visão.

«Estão lá dezenas de milhar de pessoas e milhares de empresas. É muito difícil fechar negócios nos três ou quatro dias que lá estamos. A nossa ideia é fazer networking e conseguir o maior número de contactos possível, tendo em vista oportunidades futuras. Também é importante a componente da inspiração, de entrar em contacto com outras ideias», explicou Miguel Fernandes.

Aqui, convém lembrar os números deste evento internacional: A Web Summit de Lisboa contará com mais de 53 mil participantes, representado 15 mil companhias de 166 países, dos quais 7 mil são diretores gerais e 65 por cento ocupam cargos nas administrações das suas  empresas. A isto junta-se um rol de dezenas de oradores convidados de luxo, vindos de vários pontos do mundo.

O facto do evento se realizar, pela primeira vez, em Portugal, poderá ter um efeito benéfico para o nosso país, já que «dá outra visibilidade às startups portuguesas». «Esta será uma boa oportunidade para o tecido empresarial, numa perspetiva nacional, já que os grandes investidores vão estar todos presentes e poderão olhar mais atentamente para o que se está a fazer por cá», acrescentou o fundador da Dengun.

Comentários

pub