Veleiro britânico à deriva a 17 milhas do Cabo de S. Vicente ajudado pela Marinha

O veleiro «Tattyanna», de nacionalidade britânica, com duas pessoas a bordo, que desde ontem estava à deriva sem motor, 17 […]

MRCC LisboaO veleiro «Tattyanna», de nacionalidade britânica, com duas pessoas a bordo, que desde ontem estava à deriva sem motor, 17 milhas a Noroeste do Cabo de S. Vicente, acabou por ser rebocado para o porto de Portimão.

O alerta foi dado às 10h00 de 31 de Outubro pelo navio mercante «Wes Finja», que se encontrava próximo do veleiro.

«Devido a não se encontrar numa situação de perigo iminente, o patrão do veleiro “Tattyanna” avaliou a situação durante algumas horas, tendo posteriormente contratado o rebocador “Svitzer Funchal”, para prestar o serviço de reboque», explica a Marinha na sua página na internet.

No entanto, depois, «por imperativos de serviço», o rebocador «Svitzer Funchal» terminou a sua operação de reboque, tendo sido substituído pela «Diligente», embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, entretanto enviada pelo Capitão do Porto de Lagos.

O veleiro «Tattyanna» foi assim rebocado pela ESV «Diligente» até ao porto de Portimão, onde atracou em segurança esta terça-feira, 1 de Novembro, às 11h19.

A operação de apoio foi da responsabilidade do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão de Porto de Lagos.

Comentários

pub