Sérgio Godinho “muito expectante” pelo encontro da sua música com Ensemble de Flautas de Loulé

Sérgio Godinho está “muito expectante” em relação ao encontro que hoje, às 21h30, se vai dar entre a sua música, […]

sergio_godinhoSérgio Godinho está “muito expectante” em relação ao encontro que hoje, às 21h30, se vai dar entre a sua música, os arranjos do pianista Filipe Raposo e o Ensemble de Flautas de Loulé, no palco do Cine-Teatro Louletano.

Sérgio Godinho, que falou ao Sul Informação (Musicália), diz que se trata de “um regresso aguardado ao Cine-Teatro Louletano”. A sua última presença em Loulé, tinha sido na biblioteca da cidade, a promover o seu livro de contos, com um “prometido regresso quando sair, para o ano, o meu primeiro romance”.

Em termos musicais, este não é um espetáculo que nasça do zero. “Parte do desafio já existia na prática, já fiz alguns concertos com o Filipe Raposo, só voz e piano, é logo uma outra atitude em relação às minhas canções e necessariamente uma reinvenção, porque se pega nas canções de uma maneira tão radicalmente diferente, embora elas sejam as mesmas”.

Filipe Raposo, pianista residente da Cinemateca Portuguesa, foi o responsável por fazer os arranjos necessários às canções de Sérgio Godinho e adaptá-las às características barrocas das flautas de bisel. “O Filipe Raposo fez o arranjo para as flautas, já esteve a trabalhar com eles, está muito contente, porque, como músico e arranjador, é um desafio muito aliciante”.

Até ao ensaios no Cine-Teatro, o resultado final era desconhecido do cantautor, mas a confiança que tem no trabalho de Filipe Raposo deixo-o tranquilo, destacando a aposta nos jovens e na componente local deste encontro.

“Aqui, o desafio maior foi cruzar o que já tinha sido feito com forças da cultura local, neste caso o Ensemble de Flautas de Loulé. Vou ter jovens do Conservatório a interagir comigo, não em todas, mas em pelo menos metade das canções”.

As flautas não são uma novidade no reportório de Sérgio Godinho (Canto da Boca e Pré-histórias), mas não são um instrumento muito usado. O músico considera, porém, que as suas canções “são muito clássicas aguentando várias leituras e várias caras, são facilmente transformáveis”.

Os bilhetes para este concerto inédito custam 12 euros, estão quase esgotados e poderão ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro Louletano ou aqui.

Comentários

pub