São Brás de Alportel: Largo de São Sebastião «virado para o futuro» revela-se daqui a 5 meses

Dentro de cinco meses, o Largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel, vai estar irreconhecível. As obras de […]

largo s sebastiao1Dentro de cinco meses, o Largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel, vai estar irreconhecível. As obras de requalificação daquele que é um dos “cartões de visita” da vila começaram hoje e pretendem transformar o local num espaço «para ser vivido».

Repuxos, iluminação cénica, música ambiente ou calçada artística alusiva à procissão das tochas floridas são algumas das novidades para este local que Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, quer «virado para o futuro».

Esta será «a primeira obra no âmbito do PARU [Plano de Ação e Regeneração Urbana] e tem um financiamento a 65%. O Largo de São Sebastião ficará com uma imagem totalmente diferente, depois de uma obra que tem a duração prevista de cinco meses e que é há muito aguardada pelos são-brasenses», explicou o autarca aos jornalistas, no dia em que fez o balanço dos seus três anos de mandato.

largo s. sebastiãoEsta intervenção, que foi adjudicada a uma empresa de São Brás, vem resolver vários problemas deste local, que, apesar de ser «a sala de visitas do concelho», tem problemas de ordenamento. «Quem lá chega, não sabe muito bem onde atravessar as passadeiras, onde estacionar e, quem não conhece, pensa que a estátua do Bernardo Passos é uma rotunda, e isso não dignifica muito o desenvolvimento que queremos para o concelho».

A possibilidade da relocalização da estátua de Bernardo Passos, no âmbito desta requalificação, esteve em cima da mesa, mas Vítor Guerreiro considera que «não tínhamos a liberdade de mexer em algo que foi pago pelo povo há 50 anos».

Sobre o Largo de São Sebastião “do futuro”, o autarca revela que terá «espaços verdes, um jogo de água com repuxos, que podem ser desligados, para que as pessoas circulem pelo espaço livremente. Isto dará uma vida diferente. Haverá ainda iluminação cénica, para valorizar o património que existe, não só a estátua de Bernardo Passos, mas os edifícios interessantes do ponto de vista patrimonial que lá existem, como a União Sambrazense ou o edifício da farmácia».

O novo Largo de São Sebastião vai ser futurista, mas vai ter em consideração as raízes são-brasenses: «a obra vai ser feita tendo em consideração os materiais da região, como o xisto e o calcário. Vai ter a calçada artística, que se vai prolongar até à Avenida da Liberdade, alusiva à procissão das tochas floridas, será quase um tapete de flores».

Vítor Guerreiro revelou que «está também em execução um monumento alusivo às tochas floridas», que deverá ser, depois, instalado no local e que se enquadra numa estratégia de fazer de São Brás de Alportel, uma «referência na arte urbana».

A requalificação do Largo de São Sebastião vai custar cerca de 315 mil euros, financiados a 65% pelo CRESC Algarve 2020.

 

Veja aqui mais imagens de antevisão do projeto:

 

Comentários

pub