São Brás celebra 50 anos do nascimento do Hospital José Lourenço Viegas

O Hospital José Lourenço Viegas, em São Brás de Alportel, comemora domingo, dia 6 de Novembro, 50 anos de existência […]

Inauguracao Hospital de São BrásO Hospital José Lourenço Viegas, em São Brás de Alportel, comemora domingo, dia 6 de Novembro, 50 anos de existência que vão ser celebrados com uma sessão solene, às 11h30, no antigo edifício do Hospital que agora alberga o Centro de Sáude, e com uma tertúlia, no dia 7 de Novembro, sobre a história deste Hospital, às 18h30, na Galeria Velha do Museu do Trajo.

Além destas iniciativas, estará exposta à comunidade uma exposição informativa de rua, para contar a história deste edifício que «foi um marco muito importante na construção de um concelho e de uma sociedade mais solidária e feliz», defende a Câmara de São Brás.

O Hospital José Lourenço Viegas foi inaugurado a 6 de Novembro de 1966. Foi este «ilustre são-brasense», como o intitula a autarquia local, que suportou «a obra de construção do edifício e o apetrechamento do mesmo com todos os equipamentos necessários».

Ainda assim, os primeiros passos para a concretização deste projeto já tinham sido dados em 1923, quando João Viegas Louro, o Prior João Rodrigues de Passos Pinto e Virgílio Passos formaram com outras personalidades uma «Comissão Fundadora» para angariar fundos e subsídios. Tais esforços viriam a revelar-se ingloriosos e, desde então, muitas outras iniciativas foram realizadas pelo povo.

«A esperança renasceu mais tarde, quando José Lourenço Viegas assumiu a direção integral de todo o processo de construção do edifício do futuro hospital, um projeto com assinatura do arquiteto Carlos Ramos, um dos pioneiros da arquitetura moderna em Portugal e vencedor do Prémio Valmor, uma distinção na área da arquitetura. A primeira pedra foi colocada no dia 30 de abril de 1961 e a empreitada foi entregue a José António Fradinho», explica a Câmara de São Brás.

No dia da inauguração do Hospital, o então Presidente da República Américo Tomás deslocou-se a São Brás de Alportel. O próprio José Lourenço Viegas foi, também, agraciado com as insígnias da Ordem de Mérito pelo Almirante, em 1966.

«A construção de um Hospital em São Brás de Alportel, na segunda metade do século XX, veio trazer maior autonomia, segurança, saúde e bem-estar para a população são-brasense, com a conquista de uma maior proximidade e melhores acessos à prestação de cuidados de saúde, um serviço essencial para uma vida com mais qualidade», diz a Câmara de São Brás.

No edíficio do Hospital José Lourenço Viegas funciona, atualmente, também a Unidade de Cuidados na Comunidade UCC Al-Portellus, com gestão da Administração Regional de Saúde do Algarve.

 

Comentários

pub