Quercus e Corticeira Amorim contribuem para adensamento na Quinta da Barroca da Misericórdia de Mora

A Quercus e a Corticeira Amorim estão a contribuir, através do projeto “Green Cork/Floresta Comum”, para o adensamento do montado […]

SobreirosA Quercus e a Corticeira Amorim estão a contribuir, através do projeto “Green Cork/Floresta Comum”, para o adensamento do montado de sobro na Quinta da Barroca da Santa Casa da Misericórdia de Mora, na freguesia de Pavia, no concelho de Mora.

A ação teve lugar este sábado, dia 12 de Novembro, com a participação de cerca de 80 voluntários da Corticeira Amorim e com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Mora. Neste projeto de adensamento, foram plantados 2.000 sobreiros, numa área total de cerca de quatro hectares.

Promovida pelos voluntários da Corticeira Amorim, no âmbito do Programa Escolha Natural da empresa e à luz do Projeto “Green Cork/Floresta Comum”, da Quercus, esta nova reflorestação resultará num total de 15.500 árvores autóctones plantadas em Portugal, especialmente sobreiros, desde 2011.

Como habitual, os sobreiros foram cedidos pelo Projeto Floresta Comum, mas desta vez a plantação terá lugar na região do Alentejo, uma das áreas do país onde se encontra uma grande mancha de florestas de sobro e onde aquela, que é a Árvore Nacional de Portugal, encontra condições ideais de sobrevivência.

Portugal é líder mundial em termos de área de florestas de sobreiros, que estão distribuídas pela Bacia Ocidental do Mediterrâneo e que desempenham um papel muito relevante em termos de retenção de CO2 (estudos recentes apontam para uma capacidade de absorção que pode atingir 14,7 toneladas por hectare/ano), na regulação do ciclo hidrológico, e fomentam simultaneamente uma biodiversidade de importância equiparada a regiões como a Amazónia, o Bornéu ou a savana africana.

A Corticeira Amorim é parceira do Projeto “Green Cork/Floresta Comum” desde o lançamento da iniciativa, apoiada pelas receitas do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que revertem na totalidade para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.

A Quercus pretende com o projeto “Green Cork / Floresta Comum” incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça e a reflorestação com as espécies autóctones portuguesas.

O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que têm disponibilidade e vontade de intervir.

Comentários

pub