Projeto Querença promove evento de divulgação dos trabalhos académicos que inspirou

Trabalhos académicos inspirados no Projeto Querença, realizados entre 2013 e 2016, vão ser dados a conhecer numa conferência que decorrerá […]

Mercado de Querença

Trabalhos académicos inspirados no Projeto Querença, realizados entre 2013 e 2016, vão ser dados a conhecer numa conferência que decorrerá a 25 de Novembro, a partir das 9h30, no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, na aldeia do interior do concelho de Loulé que dá nome à iniciativa.

Neste evento, serão divulgados os resultados de dois mestrados, um da Universidade do Algarve e outro da Universidade do Rio de Janeiro, de um doutoramento e de um pós-doutoramento da Universidade do Vale de Itajaí, Santa Catarina, no Brasil.

As diferentes teses olham para o Projeto Querença como «caso de estudo na área da dinamização dos territórios de baixa densidade e da necessidade de envolver as comunidades nesse processo», segundo os responsáveis pela projeto algarvio, que salientam o facto de mais do que um dos trabalhos ter sido feito por investigadores estrangeiros.

«Uma equipa de docentes da Universidade do Vale de Itajaí, vai apresentar o resultado dos seus trabalhos, a Universidade do Algarve apresentará reflexão sobre esta temática e toda a equipa do Projeto Querença estará presente para expor os projetos em curso. A iniciativa conta, ainda, com a presença do coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização dos Territórios de Baixa Densidade, que vem apresentar a estratégia nacional e algumas das medidas do Governo para estas regiões», acrescentou o Projeto Querença.

Além de dar a conhecer os resultados dos estudos, a conferência irá servir «para promover uma reflexão em torno da valorização dos recursos do interior e as formas de dinamizar este território».

O evento também será aproveitado para apresentar os resultados da Cooperativa QRER, organização nascida em 2016 que «junta elementos do Projeto Querença, simpatizantes e amigos, e visa desenvolver ações em torno do interior do Algarve».

A iniciativa é organizada pela QRER, com apoio do Municipio de Loulé e da União de Freguesias de Querença, Tor e Benafim e a parceria da Universidade do Algarve, Universidade do Vale de Itajaí. Conta, ainda, com a colaboração de vários parceiros privados.

Comentários

pub