Portimão, Silves e Lagos assinalam o Dia Mundial da Diabetes

Portimão, Silves e Lagos vão assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se celebra amanhã, 14 de Novembro, com rastreios, nos […]

diabetesPortimão, Silves e Lagos vão assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se celebra amanhã, 14 de Novembro, com rastreios, nos três concelhos, ou a apresentação do projeto «Diabetes na Serra», em São Marcos da Serra.

Após a realização do primeiro rastreio, no Mercado de Santo Amaro, em Lagos, e da «Caminhada pela Saúde», este domingo, a próxima iniciativa acontece amanhã, dia 14, com um rastreio na Unidade Hospitalar de Portimão, entre as 9h00 e as 12h00, no hall da Consulta Externa.

«Ainda no mesmo dia, mas numa abordagem mais dirigida aos profissionais, o refeitório da unidade de Portimão disponibiliza um menu azul, composto por sopa, prato principal e sobremesa adequados às especificidades da dieta para pessoas com diabetes», diz o Centro Hospital do Algarve.

«Através da metodologia Findrisk, os técnicos de saúde irão preencher um questionário, realizar uma avaliação física e de outros parâmetros, tais como a glicémia capilar ou a tensão arterial, no intuito de detetar os utentes que apresentem risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos e, se necessário, fazer o seu encaminhamento para os serviços de saúde», explica o CHAlgarve.

Já em São Marcos da Serra, a apresentação do projeto «Diabetes na Serra» começa às 10h30, na Junta de Freguesia local. Este projeto «pretende melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde e promover a vigilância adequada junto da população mais idosa com diabetes», diz a Câmara de Silves.

A atividade será seguida por uma ação de sensibilização para a necessidade da adoção de uma alimentação saudável, terminando com uma sessão de atividade física, pelas 11h30.

Esta iniciativa, que se realiza em parceria com a UCC Rio Arade, é dirigida à população em geral, devendo cada participante vir vestido com uma blusa branca ou azul, cores associadas à efeméride.

Mais informações deverão ser recolhidas junto do sector de Ação Social da CMS ou através do telefone 282 440 800 ou do e-mail: [email protected].

A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 1 milhão de portugueses (12,4% da população), sendo Portugal o país da Europa Ocidental com maior prevalência da doença.

Atendendo a que se trata de uma doença silenciosa a sua prevenção, para aqueles que têm um ou vários destes fatores de risco mas não têm o diagnóstico da doença, passa pela adoção de um estilo de vida mais saudável e pelo acompanhamento médico.

Comentários

pub