Piscinas Municipais de Loulé reabrem ao público a 5 de Dezembro

As Piscinas Municipais de Loulé vão reabrir ao público no dia 5 de Dezembro. As piscinas têm estado encerradas devido […]

Piscinas Municipais de Loulé - C.M.Loule - MiraAs Piscinas Municipais de Loulé vão reabrir ao público no dia 5 de Dezembro. As piscinas têm estado encerradas devido a um problema na piscina interior, que se arrasta desde Julho deste ano, e a autarquia anunciou agora que o problema estará perto de ser resolvido.

Em nota enviada às redações, a autarquia louletana explicou os motivos que levaram ao encerramento deste equipamento desportivo e os sucessivos atrasos na sua reabertura. «Durante o mês de Julho, os serviços verificaram que os consumos de água e gás eram superiores aos previstos, tendo sido detetada uma fuga na zona do ralo de fundo da piscina de 25m. De imediato, foi enviada uma informação a solicitar a urgente reparação desta rotura, bem como o arranjo das juntas e a colocação de um novo vidro na janela subaquática uma vez que este encontrava-se rachado».

Os trabalhos decorreram durante o mês de Agosto e, em Setembro, «foi colocado um novo vidro e reforçado o silicone das juntas».

No entanto, a autarquia explica que «de acordo com um parecer técnico, este vidro não seria o mais adequado pelo que foi necessário solicitar fora de Portugal um novo vidro num material mais resistente, que não pusesse em causa a segurança dos utentes da piscina e que, simultaneamente, não deixasse transpor a água».

A Câmara de Loulé assume que «este tem sido um processo moroso, não só pelos imperativos legais inerentes a qualquer contratação pública de serviços, mas também por tratar-se de um trabalho minucioso que requer algum tempo, nomeadamente em termos de colocação do vidro e período de secagem».

O executivo liderado por Vítor Aleixo diz «compreender a vontade de quem utiliza este equipamento em que o mesmo volte a funcionar, sobretudo os alunos das escolas de natação» mas sublinha que a segurança das pessoas deve «estar em primeiro lugar». No documento, a autarquia lamenta ainda «qualquer aproveitamento político desta questão».

Este atraso na reabertura das piscinas levou a tomadas de posição do PSD local que acusou a Câmara, em comunicado, no final de Outubro, de «uma enorme incapacidade de gestão» e de «incompetência».

Já no dia 18 deste mês, os social-democratas exigiam «uma posição pública que responda à pergunta: para quando a reabertura definitiva das Piscinas Municipais de Loulé?».

Durante o período de encerramento das Piscinas de Loulé, a Câmara Municipal de Loulé disponibilizou aos atletas de competição as Piscinas Municipais de Quarteira para que estes realizem ali os seus treinos. As aulas de adaptação ao meio aquático, hidroginástica e outras continuaram a realizar-se na piscina de aprendizagem, em Loulé.

 

Comentários

pub