Odemira: Igreja da Misericórdia recebe exposição de João Barros Silva

  A exposição de pintura “Matriz”, de João Barros Silva, vai estar patente entre os dias 16 e 29 de […]

 

cartaz matriz

A exposição de pintura “Matriz”, de João Barros Silva, vai estar patente entre os dias 16 e 29 de Novembro, na Igreja da Misericórdia, em Odemira. Na mostra, serão expostas várias pinturas a óleo, com retratos de individualidades nacionais, que se destacaram em áreas como a cultura e o desporto. Amália Rodrigues e José Saramago são alguns dos retratados.

A exposição vai poder ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00 horas. A inauguração está agendada para o dia 18 de Novembro, às 15.30 horas.

João Barros Silva conta com várias exposições no seu currículo, individuais e coletivas, em várias galerias e espaços culturais.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Odemira.

Sobre o autor:

João Barros Silva, nascido em Angola em 1958, filho de um pintor autodidata, desde cedo conviveu com esta forma de arte. Na sua adolescência pinta os seus primeiros quadros a óleo sobre tela ou madeira, iniciado pelo seu pai de quem absorveu as maiores influências e gosto particular pela figura humana. Em 1975, com a vinda para Portugal em vésperas da independência de Angola, interrompe por vários anos a sua atividade artística. Já durante a frequência do curso de medicina e de modo esporádico, retoma o desenho a grafite. Em 2014 é-lhe lançado o desafio para integrar um grupo de seniores da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que reunia semanalmente sob a orientação de uma professora de Artes Plásticas com o objetivo de aprender técnicas de pinturas. Foi então que teve um contacto mais sério e continuado com a pintura a acrílico, tendo ganho a paixão pelo retrato, privilegiando o olhar, autêntico espelho de alma.

 

 

Comentários

pub