Loulé recebe galardão «Município Amigo do Desporto»

O vice-presidente da Câmara de Loulé Hugo Nunes recebeu, ontem, dia 17 de Novembro, o galardão «Município Amigo do Desporto», […]

Município Amigo do DesportoO vice-presidente da Câmara de Loulé Hugo Nunes recebeu, ontem, dia 17 de Novembro, o galardão «Município Amigo do Desporto», entregue a Loulé pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), durante o XVII Congresso desta associação, que se realiza em Setúbal. 

 

Este prémio pretende «reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios», explica a autarquia louletana. 

Este reconhecimento é feito em relação à intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.

Assim, o galardão «Município Amigo do Desporto» assentou em dez áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Por outro lado, a atribuição do galardão incide sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.

Este galardão vai agora reunir uma rede de cidades nas quais a APOGESD se propõe «a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português», diz a Câmara de Loulé. 

De entre os benefícios do prémio para os municípios há, por exemplo, a inclusão no anuário digital dos «Municípios Amigos do Desporto», o acesso a banco de indicadores de benchmarking de gestão do desporto e o acesso a oportunidades de formação contínua.

De acordo com Hugo Nunes, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Desporto no Município de Loulé, o galardão «Município Amigo do Desporto» «é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de décadas pela Autarquia e movimento associativo e que culminou com o projeto Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015».

Loulé, refere a autarquia, mantém esse «Compromisso com o Desporto, nomeadamente ao abraçar projetos com o Vital Cities, do qual é parceiro líder, ao promover eventos que são uma referência nacional e internacional, ao apoiar os clubes, criando condições para a evolução desportiva dos atletas, através da melhoria contínua das infraestruturas, ou ao promover o desporto informal».

Comentários

pub