Loulé foi considerado o município mais sustentável do país em 2016

Loulé foi considerado o município mais sustentável do país na edição de 2016 do Galardão Eco XXI, da Associação Bandeira […]

Loulé foi considerado o município mais sustentável do país na edição de 2016 do Galardão Eco XXI, da Associação Bandeira Azul da Europa, numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira em Coimbra. O concelho algarvio foi o que mais se destacou num grupo restrito de autarquias que conseguiram alcançar um índice igual ou superior a 80% nos critérios analisados.

Esta é a quinta ano consecutivo em que Loulé lidera o ranking de municípios exemplares ao nível das boas práticas sustentáveis e de qualidade ambiental (a sexta, no total).

«Este ano, a candidatura do Município louletano obteve um Índice ECO XXI 2016 de 86,6%, aumentando a sua classificação em um ponto percentual relativamente a 2015. No âmbito dos 21 indicadores de boas práticas analisados, o Município algarvio destacou-se nas áreas da promoção da Educação Ambiental, implementação da Campanha da Bandeira Azul, informação disponibilizada aos munícipes, mobilidade sustentável, qualidade do ar e informação ao público, cooperação com a sociedade civil e conservação da Natureza (biodiversidade e geodiversidade)», revelou a Câmara de Loulé.

Para o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo, «esta distinção reflete o trabalho que tem sido desenvolvido na implementação de boas práticas ambientais e de uma política de sustentabilidade do Município, recentemente alinhada com a EMAAC – Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (Loulé Adapta), que pretende aumentar a capacidade de adaptação às vulnerabilidades e riscos que resultam das alterações climáticas em curso».

Para além de Loulé, o primeiro do ranking nacional, também Cascais, Guimarães, Águeda, Lousã e Pombal obtiveram um índice igual ou superior a 80%.

Este ano foram submetidas a análise 46 candidaturas (mais três do que em 2015) e 93,5% dos candidatos (43 em 46) alcançou índices acima dos 50%, limite para a atribuição da bandeira verde.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Bandeira Verde ficará hasteada no edifício dos Paços do Concelho, ao longo do ano, «como símbolo máximo de um trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciado na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. Loulé recebeu igualmente uma Medalha e Diploma».

«Desde a génese deste projeto de âmbito nacional, em 2005, o Loulé foi sempre participante, distinguido e premiado nos lugares cimeiros, sendo de entre todos o município com melhor desempenho», concluiu a autarquia louletana.

Comentários

pub