Fotos com livros expostas numa biblioteca? Em Portimão vai ser possível

A ideia é inovadora e nasceu do facto de a autora Sandra Barão Nobre andar «desanimada com a vida». A […]

Foto para texto de apresentação

A ideia é inovadora e nasceu do facto de a autora Sandra Barão Nobre andar «desanimada com a vida». A exposição «Acordo Fotográfico» vai juntar fotos com livros (e com pessoas a ler) na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, de 3 a 30 de Dezembro.

Esta mostra terá 60 fotografias captadas ao longo de cinco anos, em nove viagens, em 22 países e refletidas em 420 posts no seu blogue «Acordo Fotográfico» de 401 leitores de 46 nacionalidades, com mais de quatrocentas referências a títulos de livros e respetivos autores.

Sandra Barão Nobre explicou ao Sul Informação que o clique para este projeto se deu quando era uma novata no mundo da fotografia. «Estava a passear em Lisboa e fotografei, ao longe, uma senhora a ler. Foi daí que veio a ideia», conta, entre risos.

A inauguração da mostra insere-se nas comemorações do Dia da Cidade de Portimão, e inclui uma novidade: «nesta exposição, o visitante será guiado por pegadas no chão entre os corredores da Biblioteca, esbarrando quase de propósito com a mostra de fotografias, que refletem as histórias das viagens e que levaram ao encontro de leitores em Portugal e em todo o mundo».

«O visitante ou leitor é convidado a apreciar memórias inestimáveis acerca dos encontros únicos, dos lugares e das confidências que partilhadas entre as autora e os leitores», acrescenta a Câmara de Portimão.

O blogue «Acordo Ortográfico» de Sandra Barão Nobre, que tem o mesmo nome da exposição, já conta com cinco anos de existência. A autora «é a única responsável pela manutenção do blogue e da respetiva página no Facebook». Sandra Barão Nobre já participou, também, numa Beta Talk, onde partilhou a sua experiência de vida .

No «Acordo Fotográfico», tal como na exposição, «as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham. Juntos, fotografias e textos formam um bloco, uma unidade. As fotografias registam o momento, as palavras contextualizam as imagens e fornecem uma narrativa: quem é o leitor, o que lê, onde e porquê».

Entre os países que Sandra Barão Nobre já visitou, contam-se Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, Austrália, Timor-Leste, Malásia, Tailândia, Laos, Cambodja, Vietname, China, Índia, Zanzibar, África do Sul, S. Tomé e Príncipe ou Cabo Verde.

Este projeto já teve uma parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, para fotografar utentes a ler nas suas instalações (fotos que deram origem, mais tarde, a uma exposição nessa biblioteca). A autora realizou, também, uma parceria com o Metro do Porto, para fotografar utentes a ler nas plataformas e carruagens (imagens que depois foram expostas regularmente no circuito interno de televisão de metro).

Leitora_AcordoFotográficoSandra Barão Nobre já fez cinco exposições fotográficas e marcou presença em alguns programas de televisão, com destaque para a entrevista a Valter Hugo Mãe, no Porto Canal. Participou ainda na primeira edição do TEDx de Santo Tirso.

Sandra Barão Nobre nasceu em França em 1972 e, em 1980, veio para Portugal com a sua família. Viveu em Portimão até iniciar os estudos superiores em Lisboa, onde se licenciou em Relações Internacionais pela Universidade Técnica.

No seu percurso profissional, estagiou na TVI, deu formação na Telecel, tendo estagiado, também, na Câmara Uruguaio-Portuguesa de Comércio, em Montevidéu (Uruguai), no âmbito do Programa Contacto II.

Exerceu, ainda, funções de Marketing na Fundação de Serralves, colaborou no Centro Multimédia do Grupo Porto Editora e, durante nove anos, trabalhou na Wook, onde foi gestora de conteúdos e depois coordenadora de equipa até 2015. 

«Pelo meio, em 2003, o diagnóstico de leucemia aguda havia de transformá-la. Vencida a doença, renasceu para uma nova vida – aprendeu a surfar, a pintar, a fotografar, dedicou-se ainda mais à leitura e acabou por criar o Acordo Fotográfico», diz a Câmara de Portimão.

Mais tarde, obteve um Certificado Internacional de Coaching Practitioner e deu início à sua formação em Biblioterapia. Em Maio de 2016, lançou ainda outro projeto: «A Biblioterapeuta», um conjunto de serviços de assistência literária que, através dos livros e das leituras, procura ajudar no desenvolvimento pessoal, na tomada de decisões, no reajustamento de atitudes e comportamentos, entre outros.

A exposição «Acordo Fotográfico» estará patente na Biblioteca Municipal de Portimão de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00. A entrada é livre. 

 

 

Comentários

pub