Festa final da Taça da Liga também se fará nos centros históricos de Faro e Loulé

A Taça da Liga vai trazer festa rija ao Estádio Algarve, mas também aos centros históricos de Faro e Loulé, […]

Portugal Hungria Euro2016A Taça da Liga vai trazer festa rija ao Estádio Algarve, mas também aos centros históricos de Faro e Loulé, durante uma semana, no final de Janeiro.

O modelo da competição que envolve todas as equipas das duas ligas profissionais portuguesas mudou e passou a contemplar uma Final Four, a ter lugar no Estádio Algarve entre os dias 25 e 29 de Janeiro, ocasião que os dois concelhos que partilham a gestão da infraestrutura aproveitam para criar zonas de entretenimento para os muitos visitantes que são esperados.

No Estádio, a festa far-se-á nas horas em que decorrem os jogos. Mas a ideia é que se propague às cidades de Faro e Loulé, a poucos quilómetros de distância. Na capital algarvia, a ação concentrar-se-á, como é já habitual, junto à Doca. No centro histórico louletano, os adeptos vão ser convidados a ver os jogos no Mercado Municipal.

As ofertas de um e de outro município serão bem distintas e foram concertadas entre Faro e Loulé, bem como com a Liga de Clubes, organizadora da Taça da Liga, e com os CTT, patrocinador oficial da competição. Em Faro, à semelhança do que acontece quando há grandes competições de futebol, como os Campeonatos Mundial e Europeu, o recinto será pensado para acolher muita gente, com a componente de tasquinhas de comes e bebes bem presente. Em Loulé, a opção foi por criar um ambiente mais intimista, a apelar às famílias e a pessoas de todas as idades.

«Vamos criar uma Fan Zone para os adeptos no Jardim Manuel Bívar, que ali ficará instalada ao longo de uma semana [21 a 29 de Janeiro]. Teremos um mini-estádio, onde decorrerão jogos dos escalões de formação, bem como os tradicionais divertimentos para os adeptos, com a temática do futebol. Também haverá um ecrã gigante e uma zona para ver os jogos», revelou ao Sul Informação o vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos.

Já em Loulé, será criado um espaço «onde se poderá ver o jogo, mas num ambiente mais tranquilo, a apelar ao convívio e a um encontro intergeracional». «O nosso público alvo não será o mesmo de Faro, que aponta a uma franja mais jovem da população, serão mais as famílias. Também vamos convidar os operadores do mercado a estar abertos durante os jogos», explicou ao nosso jornal Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara de Loulé.

Estas opções foram estudadas em conjunto pelas autarquias e pela organização, para que as duas zonas de entretenimento não entrem em competição.

Loulé_mercado

 

Loulé também pensou num programa «dirigido ao jovem adepto», muito orientado ao público escolar, que contemplará diversas atividades, a decorrer em diferentes locais, nomeadamente em escolas e no Parque Municipal.

Em Faro, fará parte do programa uma Corrida do Adepto, «uma prova de 2 quilómetros, que se pretende que seja um momento de convívio e festa, mas que serve também para associar a componente de desporto à Fan Zone», marcada para o dia 28 de Janeiro, às 17h00.

Há outras surpresas a ser preparadas pela organização da Fan Zone de Faro, mas que só serão divulgadas dentro de algum tempo.

Apesar de a fase de grupos da Taça da Liga ainda não ter começado e de não se saber que equipas disputarão a Final Four, as expetativas da organização são elevadas. E não é para menos, já que o evento poderá contar com Benfica, Sporting e Porto, bem como com o Braga, os cabeças de cada um dos quatro grupos.

No Algarve, juntar-se-ão os vencedores de cada grupo para disputar as meias finais, nos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira), jogos que determinarão quais as equipas que disputarão a final, no dia 29 de Janeiro (domingo). O vencedor desta última partida será consagrado como «Campeão de Inverno».

«Com este novo modelo, que concentra os jogos no espaço de uma semana, num único local, acreditamos que haverá adeptos que optarão por desfrutar de umas mini-férias na região», disse Paulo Santos.

Até porque os jogos acontecem «numa altura em que os preços do alojamento são mais baixos e há muita disponibilidade». «A associação Faro e Loulé [que gere o Estádio Algarve] fez um grande esforço para atrair para a região este evento, que pode ser importante para ajudar a combater a sazonalidade», ilustrou o vice-presidente da Câmara de Faro.

Comentários

pub