Faro, Évora, Lisboa e Porto debatem «O que é o elitismo na cultura?»

«O que é o elitismo na cultura?» é o tema do debate que vai decorrer no dia 15 de Novembro, […]

Doca de Faro (2)«O que é o elitismo na cultura?» é o tema do debate que vai decorrer no dia 15 de Novembro, às 18h30, em simultâneo nas cidades de Faro, Évora, Lisboa e Porto, com convidados diferentes.

O debate, promovido pela Acesso Cultura, irá decorrer na Direção Regional de Cultura, em Évora, no Ginásio Clube de Faro, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e ainda no Museu das Marionetas do Porto. A entrada é livre.

«De que é que falamos quando falamos de “elitismo” na cultura? Quais são as “elites”? Como se formam? Trata-se de “minorias culturais”? É a mesma coisa que falar de “nichos”? O Irish Arts Council defendeu há uns anos uma postura de exigência, apreciação e admiração pelo melhor, e de não aprovação da mediocridade. Opôs-se tanto à vontade de equiparar o sucesso comercial com qualidade da arte, como à da falta de sucesso comercial com o elevado valor artístico. E defendeu o “elitismo para todos”. Será este um oxímoro? A acessibilidade, o trabalhar “para todos”, não implica trabalhar para e com minorias? Será esta uma atitude elitista? Muitas questões, muitos conceitos que precisam de ser discutidos, analisados, esclarecidos», explica a organização.

Em Faro, o debate terá como convidados o artista visual Xana, António Branco, reitor da Universidade do Algarve, o ator Rui Penas, e Sandra Boto, professora da Universidade do Algarve. A moderação estará a cargo de Anabela Afonso, da Universidade do Algarve.

A Acesso Cultura herda e dá seguimento ao trabalho desenvolvido pelo GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Criado em 2003, o GAM funcionou até 2013 como um grupo informal de trabalho. Juntou membros institucionais e individuais, museus e profissionais de museus.

A Acesso Cultura alargou o âmbito da ação para todo o setor cultural e tem por objeto a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural.

No sentido de cumprir sua missão, a Acesso Cultura organiza formações nas áreas ligadas à acessibilidade; realiza auditorias e consultorias técnicas em espaços culturais (em construção ou existentes), no sentido da promoção e aplicação dos princípios de acessibilidade e apoio na implementação das consequentes recomendações; organiza seminários, conferências e workshops, com o objetivo de criar um fórum de debate e de promoção de boas práticas.

A Acesso Cultura promove e participa ainda no desenvolvimento de projetos de investigação, aplicada na área de acessibilidade; participa em projetos que procurem promover a reflexão e as boas práticas relativas à acessibilidade; divulga notícias e estudos relativos à acessibilidade; procura estabelecer relações de cooperação com organismos congéneres, nacionais ou estrangeiros ou outros que se revelem úteis à prossecução dos seus fins.

A Acesso Cultura foi criada por 17 sócios fundadores. Hoje em dia, conta com 120: 108 individuais (profissionais da cultura) e 12 institucionais (museus, teatros, companhias de dança).

Convidados nas restantes 3 cidades:

ÉVORA, Direção Regional da Cultura do Alentejo, Casa Nobre da Rua de Burgos
Convidados: Marta Guerreiro, PédeXumbo; Tiago Fróis, Oficinas do Convento; Manuela Freixo, CERCIMOR; um convidado a confirmar
Moderação: José Alberto Ferreira, Colecção B | Ciclos de São Vicente

LISBOA, Casa Fernando Pessoa
Convidados: André e. Teodósio, ator, escritor, encenador, membro do coletivo teatro Praga; Cecília Folgado, gestora cultural; Pedro Carneiro, músico, da Orquestra de Câmara Portuguesa; Vítor Belanciano, jornalista, crítico
Moderação: Maria Vlachou, Gestão e Comunicação Cultural

PORTO, Museu das Marionetas do Porto
Convidados: Isabel Barros, coreógrafa, diretora artística do Museu das Marionetas do Porto; Jorge Prendas, Coord. Serviço Educativo da Casa da Música; José Maia, curador, Diretor Artístico Espaço Mira; Mónica Guerreiro, Diretora Municipal da Cultura e Ciência da Câmara Municipal do Porto; Sérgio Lira, museólogo, professor universitário
Moderação: Cecília Amorim, Serviço Educativo Museu dos Transportes e Comunicações

Comentários

pub