Clara Andrade expõe «(RE)CREAÇÕES» na Galeria da Biblioteca de Olhão

A artista plástica Clara Andrade mostra «(RE)CREAÇÕES», uma exposição feita com base em reciclagem de materiais, até o próximo dia […]

2016-271-expo-recreacoes-02A artista plástica Clara Andrade mostra «(RE)CREAÇÕES», uma exposição feita com base em reciclagem de materiais, até o próximo dia 30 de Novembro, na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão.

Preocupada com várias causas sociais e ambientais, a artista é adepta da reciclagem, e os seus trabalhos são realizados exclusivamente com recortes de papel usado, reutilizando revistas, jornais, fotos e outros suportes em cartão e papel. «A tesoura, o papel e a cola, são os instrumentos para a realização desta técnica, vulgarmente denominada colagem analógica», explica a Câmara de Olhão.

«Autodidata e sem qualquer pretensão de seguir uma linha, orientação ou estilo artístico, o que move Clara Andrade é o ato de, a partir de alguns pedaços de papel, criar uma espécie de cenário. Gosta sobretudo de imagens fortes, com impacto, seja pela mensagem, seja pelas cores contrastantes», acrescenta o executivo liderado por António Pina.

Uma das particularidades que mais gosta de introduzir nos seus trabalhos é a ilusão dos objetos em movimento: maçãs a rolar, sapatos a voar, figuras a trepar, ou pernas a caminharem sozinhas são alguns dos exemplos.

A exposição «(RE)CREAÇÕES»  está patente até final do mês, de terça a sábado, das 10h30 às 17h00.

 

Quem é Clara Andrade?

Maria Clara Ramos Alves Borges de Andrade nasceu em Cascais, em 1962, onde reside. No ano de 2005, escolheu a cidade de Olhão para estabelecer o seu refúgio, passando aqui várias temporadas ao longo do ano, dando forma a muitas das suas colagens.

Comentários

pub