Central de Valorização Orgânica de São Brás já produz energia a partir de biogás

A capacidade de produção de energia a partir de biogás da Algar aumentou em Outubro com a entrada em funcionamento […]

Centro_Electroprodutor_Energia_Eletrica_Sao_Bras_AlportelA capacidade de produção de energia a partir de biogás da Algar aumentou em Outubro com a entrada em funcionamento de um novo centro eletroprodutor, situado no Parque Ambiental da Alfarrobeira, em São Brás de Alportel, onde está instalada a Central de Valorização Orgânica do Algarve (CVO).

O biogás produzido durante o mês de Outubro nesta unidade da empresa responsável pela recolha e valorização de resíduos sólidos do Algarve foi transformado em 197 megawatts/hora (MWh) de energia elétrica, que foram injetados na rede pública.

Neste momento, apenas está em funcionamento um dos dois motogeradores da CVO, estando previsto que o centro eletroproutor esteja a funcionar em pleno no próximo ano. Nessa altura, estima-se que a produção mensal atinga os 450 MWh, «equivalente às necessidades energéticas de 5.150 habitantes», segundo a Algar.

A Algar possui mais dois centros eletroprodutores de energia que estão dedicados à valorização do biogás produzido nos aterros sanitários situadas em Portimão e em Loulé.

Na CVO, inaugurada em 2014, são tratados resíduos urbanos biodegradáveis. «O processo de tratamento é efetuado através de uma digestão anaeróbia (ausência de oxigénio) de via húmida e mesófila, com pós compostagem da lama digerida, cujo resultado final é o composto, que será utilizado como fertilizante agrícola», segundo a Algar. Deste processo também resulta a produção de gases, que são usados para produção de energia.

«Atualmente a central processa cerca de 3500 toneladas de resíduos por mês, das quais 3000 são resíduos urbanos da recolha indiferenciada, rececionada essencialmente dos municípios de São Brás de Alportel, Tavira, Faro, Loulé e Olhão, complementada por 500 toneladas/mês de matéria orgânica proveniente do Tratamento Mecânico de Portimão», concluiu a empresa.

Comentários

pub