“Catarina” no Lethes com palco improvisado e… uma égua

A zona da plateia vai tranformar-se em palco na peça “Catarina“, que juntará, no Teatro Lethes, em Faro, 20 atores… e […]

catarina

A zona da plateia vai tranformar-se em palco na peça “Catarina“, que juntará, no Teatro Lethes, em Faro, 20 atores… e uma égua. A primeira sessão desta peça está marcada para esta sexta-feira, dia 18 de Novembro, havendo, até Dezembro, mais 10 sessões agendadas.

Baseada num poema dramático de Sophia de Mello Breyner, esta peça, baseada na história de Catarina Eufémia, conta com texto de Jacinto Lucas Pires.

A atriz Elisabete Martins, em entrevista ao programa «Impressões», promovido pelo Sul Informação e pela Rádio Universitária do Algarve (RUA FM), explicou como será a logística da peça: «o espetáculo terá apenas lotação de 94 lugares, podendo ser visto das frisas e dos camarotes. A ação passa-se onde era a plateia, que retirámos».

Apesar de serem 20 pessoas em palco, com alguns «alunos que estão a fazer estágio connosco e também vão participar», no total a equipa é de 25 pessoas. Isto porque a peça “Catarina” também terá a participação especial das “Moçoilas”, que compuseram música e vão cantar ao vivo, com o apoio vocal do maestro Alves Pereira. Sendo a peça de teatro sobre Catarina Eufémia, a camponesa alentejana assassinada pela polícia, haverá ainda cante alentejano… desconstruído.

catarina 2Porém, a questão da reinividicação, ligada à repressão da PIDE, não será tanto o enfoque da peça, mas sim a «questão da justiça», explicou Elisabete Martins.

Por sua vez, Luís Vicente, o encenador, considera que «celebrar hoje a luta protagonizada por Catarina Eufémia não significa convocar fantasmas do passado ou entrar em caminhos de apologia política, em sentido estrito. Significa, sim, convocar a memória e reivindicar um sentido de dignidade a que todo o ser humano tem direito, não só, mas também, com o alcance que Sófocles lhe deu na sua Antígona».

Quanto a futuras apresentações, a atriz revelou que «devemos ir a Almada, mas a circulação da peça torna-se mais difícil devido à presença da Fiona [a égua]».

Além da apresentação de amanhã, “Catarina” – e Fiona – vão estar no Lethes no 19 de Novembro, às 21h30, 20 de Novembro, às 16h00, 24 de Novembro, às 15h00, 25 e 26 de Novembro, às 21h30, 27 de Novembro, às 16h00, 1, 2, e 3 de Dezembro às 21h30 e, por fim, 4 de Dezembro, às 16h00.

“Catarina” terá a estreia, numa peça da ACTA, de Ana Cris, que será a protagonista. Esta atriz «tem feito, no teatro, uma carreira discreta, mas fulgurante, interpretando textos e personagens de referência», conclui a ACTA.

Os bilhetes para esta peça de teatro podem ser comprados aqui e custam 10 euros.

 

Comentários

pub