Castro Marim mostrou «o melhor sal do mundo» no Festival de Gastronomia de Santarém

Castro Marim foi até ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e levou consigo «o melhor sal do mundo», aquele […]

festivalnacionalgastronomia_santarem (2)Castro Marim foi até ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e levou consigo «o melhor sal do mundo», aquele que é produzido nas salinas do concelho.

A autarquia algarvia esteve na cidade ribatejana na passada sexta-feira, acompanhada por empresas e associações locais de produção de sal, e promoveu o que o concelho tem para oferecer em termos gastronómicos, mas também culturais e turísticos.

As estrelas foram, no entanto, o sal e a flor de sal, que inspiraram as demonstrações culinárias dos Chefes de cozinha Ricardo Silva e Ricardo Raimundo dinamizaram ao longo do dia, que temperaram pratos feitos com outros ingredientes típicos, como mel, conquilhas, polvo e a “prima” salicórnia, entre outros.

festivalnacionalgastronomia_santarem (5)A autarquia aproveitou para levar a cabo uma ação de charme, «junto de 18 chefs de renome que passaram pelo restaurante Lucky 13 [espaço destinado à cozinha gourmet]», aos quais ofereceu um pack institucional de sal e flor de sal. «Com o mesmo objetivo, foram entregues embalagens de sal e flor de sal a todos os restaurantes presentes no evento», segundo a Câmara de Castro Marim.

Na comitiva que foi desde o Algarve até Santarém seguiram representantes da Salmarim, da Terras De Sal, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia, da Quinta da Fornalha, do Guarita Terrace e do Praia Verde Boutique Hotel.

«A participação neste festival, que celebra os sabores da tradição e da inovação culinária, pretende promover o sal de Castro Marim como “O Melhor Sal do Mundo”, conquistando mais espaço no mercado e diferenciando o produto pela excelência da produção artesanal», concluiu a autarquia castro-marinense.

Além de Castro Marim, o Algarve esteve representado no Festival de Gastronomia de Santarém por Olhão, que ali promoveu o marisco da Ria Formosa na passada segunda-feira, viagem que o Sul Informação acompanhou.

Comentários

pub