Castro Marim celebrou o seu sal e homenageou os salineiros na 2ª Festa da Safra

A 2ª Festa da Safra, que se realizou na Casa do Sal no passado dia 31 de Outubro, prestou homenagem […]

safra_almocosalina (9)

A 2ª Festa da Safra, que se realizou na Casa do Sal no passado dia 31 de Outubro, prestou homenagem ao sal e aos salineiros de Castro Marim, contando «com casa cheia».

Aquele que é, no entender da autarquia castromarinense, «o melhor sal do mundo» tem, em Castro Marim, «o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, não só por ser uma unidade geográfica bem definida, mas também porque aqui persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais», explica a Câmara de Castro Marim.

Neste certame também se assinalaram o fim dos trabalhos do documentário «Os Dias do Sal», realizado por Ivan Dias, que deverá estrear em 2017.

«O orgulho castromarinense, profundamente ligado à “vida do sal”, é o âmago do documentário “Os Dias do Sal», diz a Câmara de Castro Marim. Esta festa contou também com a organização de um almoço no ambiente das salinas, no «Armazém Salmarim».

A autarquia castromarinense destaca, ainda, o facto de o «ouro branco» com selo castromarinense já «ser um produto reconhecido além-fronteiras», apesar de o grande objetivo ser «competir nos mercados internacionais e viabilizar economicamente a profissão de salineiro, estando para isso a ser conduzidos esforços no sentido da reativação da atividade para aumentar os níveis de exportação».

????????????????????????????????????

Neste sentido, a Câmara Municipal está ativamente empenhada no processo de Denominação Origem Protegida de Castro Marim, como fator diferenciador.

«Esta festa é para as pessoas que dão corpo e alma ao sal de Castro Marim. Vocês são os engenheiros do produto e os arquitetos da paisagem. Ainda estamos muito longe do nosso sonho, que é não só a dignificação da profissão, mas também que as vossas famílias possam viver dignamente desta atividade e que os vossos filhos e netos se possam orgulhar das vossas vidas de sal», realça, por sua vez, a vereadora da Câmara Municipal Filomena Sintra.

Esta iniciativa contou com a colaboração do representante da marca «Salmarim» e da unidade hoteleira «Praia Verde Boutique Hotel».

 

Veja aqui mais fotos:

 

Comentários

pub