Câmaras estudam instalação de dois canis intermunicipais no Algarve

O Algarve poderá vir a ter dois canis intermunicipais, a médio prazo. A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve anunciou […]

CãesO Algarve poderá vir a ter dois canis intermunicipais, a médio prazo. A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve anunciou que vai avançar com um estudo económico-financeiro para avaliar a viabilidade da construção dos canis, um no Sotavento e o outro no Barlavento, «associando todos os municípios da região».

Com estes projetos, a entidade que junta as 16 Câmaras Municipais do Algarve espera solucionar «uma das grandes problemáticas que afeta a região – o elevado número de animais abandonados nas ruas e a forma de acolher e criar condições de adoção».

«Uma das prioridades é a definição de um modelo de gestão intermunicipal adequado para uma estrutura com estas valências e a sua articulação com o movimento associativo de defesa dos animais», segundo a AMAL.

No Sotavento, o novo Canil Intermunicipal será sediado em Alcoutim, «num terreno cedido pela Câmara Municipal e relativamente isolado, de modo a não causar incómodo nas proximidades», e servirá maioritariamente os concelhos localizados entre Loulé e Alcoutim. No Barlavento, o canil ainda não tem uma localização definida.

«Esta infraestrutura, além de resolver um problema emergente de defesa dos animais, vem trazer a Alcoutim mais emprego e uma centralidade numa questão que diz respeito a todos», considerou o presidente da Câmara alcouteneja Osvaldo Gonçalves.

A gestão destas unidades será partilhada pelos municípios que integram cada uma das zonas onde ficarão instalados os canis, «tendo os autarcas demonstrado uma grande atitude colaborativa e empenhada, apresentando este projeto como modelar para a região», concluiu a AMAL.

Comentários

pub