Câmara de VRSA com bandeira a meia-haste para homenagear Fidel Castro

A Câmara de Vila Real de Santo António vai homenagear o líder cubano Fidel Castro, que morreu na passada sexta-feira, […]

fidel-castroA Câmara de Vila Real de Santo António vai homenagear o líder cubano Fidel Castro, que morreu na passada sexta-feira, colocando a sua bandeira a meia-haste.

Em nota enviada às redações, o presidente da Câmara de VRSA Luís Gomes, manifesta «o seu pesar» e lamenta a morte de Fidel Castro.

No mesmo documento, o autarca destaca «o papel importante da República de Cuba na recuperação da visão e dos problemas oftalmológicos de mais de 300 vila-realenses», uma vez que «a autarquia de Vila Real de Santo António foi pioneira no envio de pacientes a Cuba para realização de cirurgias oftalmológicas quando, em Portugal, no Serviço Nacional de Saúde, se esperava em média 8 anos por uma cirurgia».

Além da saúde, Vila Real de Santo António «possui diversos protocolos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana», acrescenta a nota.

Na cultura, esta proximidade traduz-se na organização anual do Encontro de Cultura Cubana, evento que está prestes a cumprir uma década de existência, bem como ao acolhimento, em Vila Real de Santo António, da cimeira Ibero-americana José Martí.

Comentários

pub