Câmara de Lagoa anuncia projetos de 5 milhões de euros para Ferragudo

O Município de Lagoa quer requalificar a entrada de Ferragudo, fazendo desta área uma zona predominantemente pedonal e transformando o […]

Camara lagoa Projetos FerragudoO Município de Lagoa quer requalificar a entrada de Ferragudo, fazendo desta área uma zona predominantemente pedonal e transformando o regato ali existente num espelho de água permanente. O anúncio deste e de outros projetos para esta localidade foi feito pelo presidente da Câmara Francisco Martins durante as celebrações dos 17 anos de elevação de Ferragudo a vila, que tiveram lugar na terça-feira. O investimento pode ascender a «5 milhões de euros».

O edil lagoense precisou que a obra de renovação da entrada da vila, apesar de reduzir os estacionamentos naquele local, «irá criar alternativas, entre as quais um parque para 120 viaturas com três patamares  que terá, no seu ponto mais alto, um miradouro com visão global da Vila, situado junto ao conjunto habitacional conhecido por “CDH”», segundo a autarquia.

«Foi também apresentada a intenção de alterar a zona da Praia da Angrinha, com várias bolsas de estacionamento, consolidação das arribas, área central para apoio à atividade piscatória artesanal, substituição e relocalização dos apoios existentes e outras atividades náuticas de recreio, criação de acessos pedonais em passadiço e passadeiras sobre o areal, requalificação da zona húmida junto ao Forte de S. João e ligação da parte intervencionada da Angrinha à Praia Grande, através de um passadiço em madeira que contornará o Forte de S. João e seguirá, sempre junto ao mar, até à Praia Grande», acrescentou a Câmara de Lagoa.

Estas são, para já, ideias, que podem vir a ser melhoradas com o contributo da população, segundo Francisco Martins, que desafia os munícipes a fazer propostas e a dar a sua opinião. Embora não haja valores concretos para este conjunto de obras, a Câmara estima que as obras possam custar cerca de 5 milhões de euros, com possibilidade de obter co-financiamento da União Europeia.

A concretização das intervenções «trará dignidade à margem esquerda do Arade que não será mais vista como “o parente pobre” do rio», considerou a Câmara.

A festa de comemoração do 17º aniversário da elevação de Ferragudo a vila tiveram o seu momento alto na tertúlia «Os Arquinhos – Memórias da Nossa Terra», na Casa Real do Compromisso Marítimo, antiga sede da Junta de Freguesia de Ferragudo, onde foi feita a síntese histórica da ponte de acesso à vila, cuja construção terminou em 1877.

Comentários

pub