Baixa de Faro volta a ter Street Fest, agora em versão natalícia

O conceito é em tudo semelhante ao do Street Fest que animou a Baixa de Faro nas sextas-feiras de Verão, […]

Natal 2016 Baixa de Faro_1O conceito é em tudo semelhante ao do Street Fest que animou a Baixa de Faro nas sextas-feiras de Verão, mas desta vez o tema é bem distinto.

A capital algarvia montou um programa de Natal que irá trazer muita animação de rua e «mais de meia centena de iniciativas» à zona histórica da cidade, entre 26 de Novembro e 24 de Dezembro, e só termina em 2017, depois de uma Passagem de Ano  que terá Virgem Suta e o DJ Cristian F como protagonistas.

A Câmara de Faro vai investir perto de 200 mil euros naquilo que se pretende que seja um forte argumento para atrair pessoas à Baixa da Cidade e dinamizar o comércio local. Para isso, a autarquia voltou a juntar-se a associações representativas dos empresários, que ajudaram a montar o programa, e recorreu, quase exclusivamente, à “prata da casa” para garantir os momentos de animação e outras iniciativas que fazem parte dos planos.

Uma das medidas que já começa a ser visível, no centro da cidade, mas também nas freguesias, é a tradicional iluminação de Natal, a que se juntará, em 2016, decoração de rua imaginada pelo cenógrafo farense Tó Quintas (ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve). As estruturas já começaram a ser montadas, mas as luzes só serão acesas no dia 25 de Novembro, dia em que os comerciantes da Baixa de Faro vão promover uma Black Friday.

A programação de Natal de Faro 2016 começa no dia a seguir, um sábado, que foi o dia da semana escolhido para trazer para a rua o espírito natalício (o Baixa Street Fest, durante o Verão, acontecia à sexta-feira).  A chegada do Pai Natal será um dos momentos altos do programa (o outro é a despedida de São Nicolau, a 23 de Dezembro) e terá associado um desfile/performance protagonizado por agentes culturais locais. Nestes dias, o comércio de Faro estará aberto das 10h00 e 20h00.

No primeiro e no último sábado, elementos do grupo «Maxim’ Us», de Santa Bárbara de Nexe, atores do Te-Atrito e músicos da Funkarmónica vão formar uma trupe e espalhar animação pelas ruas do centro histórico farense. Estes eventos, bem como os que irão repetir-se nos três sábados de permeio, mas com um elenco mais reduzido, terão direção artística de Mauro Amaral, multifacetado artista farense que enquanto presidente da ARCA lançou o Komboyo dos Lokos, um desfile de enterro de Carnaval que teve nove edições, em Faro.

baixa street fest encerramento (1)
Baixa Street Fest

Esta será a parte mais “enérgica” de um programa com iniciativas para vários gostos. Desde logo a já tradicional exposição das árvores de Natal feitas por alunos de escolas de Faro, a que se junta uma Feira de Artesanato e o roteiro dos presépios, com mais de 20 recriações do nascimento de Jesus para visitar, em todo o concelho, mas também algumas iniciativas inéditas, como um concurso de decoração de janelas. A nem solidariedade não foi esquecida.

A entreajuda, que está sempre muito ligada ao espírito natalício, vai estar bem patente na tenda que albergará as árvores de natal escolares, que este ano se concentrarão todas num espaço fechado no Largo da Pontinha, devido a «atos de vandalismo» que ocorreram noutros anos, segundo o vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos, que apresentou o «vasto e variado» programa de Natal.

Quem visitar esta tenda, será convidado a trazer consigo um litro de leite, bens alimentares que serão posteriormente distribuídas pelas IPSS do concelho. Por seu lado, a Câmara irá oferecer um presente aos visitantes mais pequenos da tenda, neste caso um livro criado especialmente para a ocasião pela Associação de Designers do Sul, por encomenda do Município de Faro.

A Câmara farense pediu aos associados da ADS que imaginassem uma mascote para Faro e criassem um livro de banda desenhada em que ela fosse protagonista. Os designers algarvios pegaram no desafio e levaram-no ainda mais longe, criando um grupo de mascotes para Faro, dois meninos, uma menina e um cão, que são os protagonistas do livro «Uma Aventura de Natal em Faro».

Natal 2016 Baixa de Faro_2

Também solidária será a Feira de Artesanato, que se instalará todos os sábados, domingos e feriados no Jardim Manuel Bívar e juntará «mais de quatro dezenas de artesãos». Neste caso, as receitas angariadas com as inscrições dos expositores – 3,5 euros por dia, ao longo de dez dias –  revertem a favor da Associação Oncológica do Algarve.

O programa de Natal de Faro também contempla outro tipo de iniciativas, nomeadamente desportivas, como um Troféu de Navegação da Federação Portuguesa de Motociclismo, nos dias 3 e 4 de Dezembro, que juntará nomes sonantes do motociclismo, entre os quais Paulo Gonçalves e Hélder Rodrigues, e a tradicional Corrida dos Reis, que encerra as festas a 7 de Janeiro. O Parque Fechado desta prova estará instalado no Jardim Manuel Bívar.

No ano novo, além do concerto dos Virgem Suta e da atuação do farense Cristian F, há fogo-de-artifício, que «também será um espetáculo piro-musical, como no ano passado, mas com várias surpresas».

Nesta aventura, a Câmara de Faro conta com a parceria da associação Comércio da Baixa de Faro, da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), bem como das empresas municipais FAGAR e Ambifaro.

«Este programa resulta de um trabalho conjunto que fizemos com as diferentes entidades, como já havia acontecido no Baixa Street Fest. Apesar do investimento ser feito pelo município, este foi um processo participado», garantiu Paulo Santos, que apresentou o programa.

Já o presidente da Câmara de Faro salientou que este é mais um passo de uma estratégia de consolidação do comércio tradicional de Faro que a autarquia tem vindo a desenvolver «desde há dois anos», não escondendo que parte do impulso vem da abertura cada vez mais próxima do centro comercial Mar Shopping, associado à loja IKEA de Loulé.

A verba investida nesta programação de Natal vem da verba que transitou do exercício de 2015 para o de 2016 de mais de 4 milhões de euros, que, após uma revisão orçamental, foi canalizada para diversos fins, entre os quais a animação de natal, mas principalmente para a realização de diversas obras que acabaram por ter de ser adiadas, devido a uma decisão do Governo.

Comentários

pub