Ambiente, livros e viagens dão o mote para a Beta Talk de Novembro

A Beta Talk de Novembro, em Portimão, vai ter as causas ambientais, os livros e as viagens como pano de […]

beta talk novembro

A Beta Talk de Novembro, em Portimão, vai ter as causas ambientais, os livros e as viagens como pano de fundo, com os convidados João Ministro, sócio-gerente da Proactivetur, e Sandra Barão Nobre, fundadora e mentora do Acordo Fotográfico e d’A Biblioterapeuta. A conversa está marcada para o dia 16 de Novembro, às 19h00, no Café Concerto do TEMPO, no Teatro Municipal de Portimão.

Esta Beta Talk será «uma conversa informal e contagiante e dará a conhecer dois percursos empreendedores», refere a Câmara de Portimão.

João Ministro nasceu e foi criado em Loulé e a causa do ambiente corre-lhe nas veias da vida desde que começou a tomar consciência do mundo. Foi a essa missão que se dedicou voluntária e profissionalmente, desde os 20 anos de idade.

Licenciou-se em Engenharia do Ambiente, foi ativista e gestor de projetos na Associação Almargem durante vários anos e esteve na linha da frente e na coordenação de várias iniciativas de desenvolvimento territorial, especialmente do interior algarvio, como a Via Algarviana (2005-2010).

Em 2010, deu um novo salto, convicto de que a sustentabilidade implica o compromisso ativo da economia privada, criando a Proactivetur, uma empresa especializada em turismo responsável e consultoria em desenvolvimento local. É nessa senda que concebeu e continua a coordenar o Projeto Querença, o Festival de Caminhadas de Ameixial e assumiu a gestão do Projeto TASA, apoiando a valorização das artes tradicionais.

ProativecturO empreendedorismo em que acredita é «orientado pelas causas ambientais, pelos valores da sustentabilidade do território e comunidades locais e pela procura de respostas criativas e inovadoras aos desafios colocados. A sua visão é a de que a empresa possa gerar economia local, garantir uma boa gestão de recursos e contribuir para a proteção dos valores de biodiversidade e dignificação da cultura local», diz a autarquia portimonense.

Já Sandra Barão Nobre nasceu em França, em ,e, em 1980, veio para Portugal com a sua família. Viveu em Portimão, até iniciar os estudos superiores em Lisboa, onde se licenciou em Relações Internacionais, pela Universidade Técnica. 

«Em 2003, o diagnóstico de leucemia aguda havia de transformá-la. Vencida a doença, renasceu para uma nova vida: aprendeu a surfar, a pintar, a fotografar, dedicou-se ainda mais à leitura e acabou por criar o Acordo Fotográfico, um site sobre pessoas, livros e fotografias que homenageia o ato de ler», explica a Câmara de Portimão.

Em 2014, faz uma volta ao mundo de mochila às costas, que a levou a 14 países, em seis meses. A experiência foi avassaladora e determinante para a decisão que havia de tomar a seguir: trabalhar fechada num escritório e cumprir um horário rígido deixou de fazer sentido e decide despedir-se.

Obtém um Certificado Internacional de Coaching Practitioner e dá início à sua formação em Biblioterapia. Em Maio de 2016, lança A Biblioterapeuta, um conjunto de serviços de assistência literária que, através dos livros e das leituras, procura ajudar no desenvolvimento pessoal, na tomada de decisões, no reajustamento de atitudes e comportamentos, entre outros. Aprender continuamente é o seu maior estímulo e é por isso que não prescinde de pessoas, livros e viagens.

No seu percurso profissional, Sandra Barão Nobre conta ainda com um estágio na TVI, tendo também dado formação na Telecel, estagiado na Câmara Uruguaio-Portuguesa de Comércio, em Montevideo, no âmbito do Programa Contacto II, e exercido funções de Marketing na Fundação de Serralves.

Acordo Fotográfico e A BiblioterapeutaSandra Barão Nobre colaborou ainda no Centro Multimédia do Grupo Porto Editora e, durante nove anos, trabalhou na Wook, a maior livraria online portuguesa, onde foi gestora de conteúdos e depois coordenadora de equipa até 2015.

A entrada é livre, como é habitual na Beta Talk Portimão, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita aqui.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

São ainda parceiros a Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub