«365 Algarve» terá música, novo circo e exposições em Dezembro

O programa cultural «365 Algarve», que quer a combater a sazonalidade da região, vai contar com mais de 30 iniciativas […]

rta1

O programa cultural «365 Algarve», que quer a combater a sazonalidade da região, vai contar com mais de 30 iniciativas por todo Algarve em Dezembro, com concertos, teatro, dança, exposições, artes visuais, gastronomia e novo circo.

O espetáculo «Peep & Eat» (Espreitar e Comer) da Companhia Laika, regressa num teatro culinário onde chefes cozinheiros e surpreendentes efeitos visuais se encontram numa cozinha giratória e, à sua volta, em salas de espreitar e comer, o público experimenta produtos locais como nunca antes os viu. De 1 a 4 de Dezembro, vai ser possível ver este espetáculo na Escola Básica 2,3 de Monchique.

Já Norberto Lobo, nome destacado da música portuguesa, «vai transportá-lo até uma atmosfera sublime e mágica», diz a organização, com o seu «Concerto ao Entardecer» marcado para dia 2, no Hostel 1878, em Faro.

Dia 3, será o Quarteto Vintage, juntamente com Luís Arrigo, a subir ao palco do Auditório Municipal de Lagoa, num concerto onde se juntam quatro clarinetistas e um percussionista.

Os excertos de uma das mais emblemáticas óperas europeias estão também de regresso em concerto pela Academia de Música de Lagos. «O Universo de Henry Purcell» baseia-se na trágica e apaixonante história de amor entre Dido e Eneias. Desta vez, é o Auditório do INUAF, em Loulé, no dia 2, que recebe o evento.

As artes visuais apresentam a grande novidade do mês, com a inauguração da exposição «O Regresso do Objeto – Arte dos anos 1980 na coleção da Fundação de Serralves», no Museu Municipal de Faro, onde vão estar algumas das muitas obras que constituem o acervo daquele importante museu de arte contemporânea, situado no Porto. A exposição abre no dia 2 e pode ser vista até 19 de Fevereiro.

orquestra-de-jazz-do-algarve«Outdoor, Jovens Criadores do Algarve» é outro evento incluído na programação de artes visuais, onde os artistas algarvios ocupam os painéis publicitários em lugares de destaque, em Faro, Lagos, Alcoutim e Loulé de 3 de Dezembro a 28 de Fevereiro.

Ainda nesta categoria, a exposição «Documentar o Algarve Interior», que transporta o público, através dos registos fotográficos e fílmicos, para algumas das atividades humanas quase em extinção, vai estar visitável de 5 a 29 de Dezembro, na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro.

No cinema, regressa o filme «Somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos», em celebração dos 400 anos da morte de William Shakespeare, na Casa dos Condes de Alcoutim, no dia 6, e no Museu do Traje de São Brás de Alportel, no dia seguinte.

A iniciativa «Vídeo Lucem», o ciclo de filmes passado nas igrejas do Algarve, também continua em Dezembro, com os filmes «A Sombra do Caçador» (dia 15, na igreja Matriz de Lagoa) e «A Estrada» (dia 16, na igreja Matriz de São Tiago, em Estômbar).

O espírito natalício não será esquecido, com os concertos da Orquestra de Jazz do Algarve e do tenor Carlos Guilherme, «A Lyrical White Christmas Medley», no Auditório Municipal de Lagoa, dia 9, no Espaço Guadiana, em Alcoutim, no dia 10, e na Igreja Matriz de Monchique, a 11 de Dezembro.

O Natal celebra-se também com o espetáculo de dança «Quebra Nozes», pela Companhia de Dança do Algarve, nos dias 17 e 18, no Teatro das Figuras, em Faro.

Regressam ainda à programação os «Momentos Fantásticos com o Património – A Banda Vai», onde os visitantes são convidados a viajar no tempo «através de uma proposta intimista e sedutora», acompanhados pelos músicos da Filarmónica Silvense, em Silves (dia 11), bem como os dias gastronómicos «Fazer Render o Peixe» em que, através de uma «criativa fusão entre a gastronomia e as artes visuais, reputados Chefs exploram as riquezas do Algarve», no Museu de Portimão (de 20 a 23).

cartaz-outdoorOs habituais eventos de «Fado & Wine», onde se junta o fado e o vinho, voltam ao Ginásio Clube de Faro, nos dias 7, 14 e 21, assim como o «Faro Desvendado», uma viagem às origens de Faro e à diversidade cultural que esteve na base da formação da cidade, nos dias 2 e 23.

No Centro Interpretativo de Vila do Bispo, continua a exposição «Paisagens Condutoras», construída em três atos, que é consequência de um conjunto de ações performativas e gastronómicas do artista visual Jorge Rocha. Quem ainda não teve oportunidade de a conhecer, pode fazê-lo até ao fim do mês.

Integrado no projeto Lavrar o Mar, o espetáculo de novo circo «Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca)», da Companhia Circa Tsuica, foi o evento escolhido para encerrar o cartaz de Dezembro e o ano de 2016. Um espetáculo que desafia os limites do teatro físico, sem esquecer a inventividade e os segredos do circo contemporâneo, a ter lugar no heliporto de Monchique, de 29 a 31 de Dezembro.

A programação completa pode ser consultada aqui na página do «365 Algarve».

Comentários

pub