Visita de jornalistas e agentes de viagens prova que mesmo Albufeira tem segredos escondidos

Se pensa que já conhece todos os segredos de Albufeira e do seu concelho, desengane-se! A visita de jornalistas (poucos) […]

Se pensa que já conhece todos os segredos de Albufeira e do seu concelho, desengane-se! A visita de jornalistas (poucos) e agentes de viagens (muitos) que a Região de Turismo do Algarve promoveu na passada terça-feira provou que Albufeira tem ainda muitos segredos a descobrir.

A fam trip, nome em inglês para designar esta viagem de familiarização destinada aos jornalistas, aos agentes de viagens e a técnicos de autarquias e organismos públicos que lidam com o turismo, começou pelo Castelo de Paderne. A visita foi guiada pelo arqueólogo Luís Campos Paulo, do Museu de Arqueologia de Albufeira, que contou alguns pormenores menos conhecidos sobre a história deste que é o mais importante monumento do concelho.

Seguiu-se o primeiro grande segredo descoberto durante esta visita: a Quinta do Mel, ali para os lados da praia da Falésia. Trata-se de uma quinta familiar que concilia o turismo com o cultivo de ervas aromáticas biológicas e de outros produtos agrícolas.

O chá fresco de bela-luísa e de erva-príncipe, cultivadas mesmo ali ao lado, acompanhado de queijo de figo e amêndoa e scones com doce de abóbora e de tomate, feitos na quinta, com os seus produtos, coroaram uma manhã de muito sol e alguma descoberta.

Seguiu-se o almoço no restaurante «Pescador», na praia de Santa Eulália, com a presença dos presidentes da Câmara de Albufeira (Carlos Silva e Sousa) e da RTA (Desidério Silva)…e até com direito as fotografias com uma celebridade, que já é cidadã honorária da cidade: a cantora britânica Bonnie Tyler.

Bonnie, muito loura e muito bronzeada, almoçava numa mesa debruçada sobre a praia e não se fez rogada a tirar fotos com Carlos Silva e Sousa, com a proprietária do restaurante, D. Manuela Bexiga, e com alguns dos seus fãs, que integravam o grupo.

Depois da foto de grupo, com o mar como fundo, num dia fantástico de praia, seguiu-se uma visita ao centro histórico de Albufeira, de novo guiada por Luís Campos Paulo. Pormenores menos conhecidos da história da cidade foram dados a conhecer ao grupo, sempre atento.

E porque Albufeira é também terra de bons vinhos, a fam trip terminou na Adega do Cantor, da qual um dos proprietários é outra celebridade britânica: o músico Cliff Richard.

A culminar a visita à Adega, nas caves bem fresquinhas teve lugar uma prova de vinhos, nomeadamente do novo vinho branco frisante «3 Q», lançado no Verão passado.

E se Sir Cliff Richard não compareceu ao encontro, houve quem aproveitasse a presença do seu retrato em tamanho natural, na loja da Adega do Cantor, para tirar uma foto, ao seu lado. Afinal, duas celebridades no mesmo dia não é para todos!

Este ciclo de fam trips «Redescobrir os Segredos do Algarve» pretende «proporcionar emoções diferentes aos cerca de 20 participantes através de passeios com a duração de um dia pelo outro Algarve, o menos conhecido e falado pelos turistas.

A RTA salienta que, até ao final do próximo ano, todos os concelhos da região terão sido espreitados por vários agentes de viagens e jornalistas no âmbito desta iniciativa. Albufeira foi o décimo concelho (dos dezasseis) a ser visitado.

O projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve» é uma organização do Turismo do Algarve, em parceria com as Câmaras Municipais e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

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