«Temos que manter Albufeira aberta todo o ano»

«Temos que manter Albufeira aberta todo o ano». Este foi o apelo que o presidente da Câmara albufeirense deixou hoje […]

Carlos Silva e Sousa«Temos que manter Albufeira aberta todo o ano». Este foi o apelo que o presidente da Câmara albufeirense deixou hoje aos empresários do seu concelho, durante a apresentação do forte programa para a passagem de ano.

Carlos Silva e Sousa defendeu que, para que toda a promoção de Albufeira fora da época balnear dê resultado, é preciso que «quer antes, quer depois da passagem de ano, exista oferta ao nível da restauração, do bares, da animação».

«Ou se opta por fechar e ficamos só pelo Verão, ou não nos conformamos, porque temos muito para oferecer – clima bom, boa gastronomia, oferta cultural – fora da época balnear», insistiu o presidente da autarquia.

«Mas a Câmara não faz isso sozinha», tem que ser um «esforço repartido por todos», sublinhou.

José Lourenço dos Santos, presidente da Agência de Promoção de Albufeira, que reúne grande parte dos empresários do concelho, respondeu ao repto, dizendo que «o aumento dos voos para o Aeroporto de Faro, na época baixa, leva-nos a ouvir com atenção o apelo que o senhor presidente fez».

«Também temos de fazer um esforço para ter uma outra dinâmica na época baixa, porque as pessoas não podem vir para Albufeira e encontrar isto deserto», admitiu.

 

Albufeira_apresentação passagem de ano_02

Também Desidério Silva, anterior presidente da Câmara albufeirense e agora responsável pela Região de Turismo do Algarve, bateu na mesma tecla: «nós não podemos baixar os braços na questão da sazonalidade. Não é possível as pessoas virem para Albufeira, que representa 44% do turismo na região, e depois não terem onde dormir, onde comer, onde beber um copo».

O presidente da RTA, referindo o excelente ano turístico que o Algarve está a viver, defendeu que é preciso «investir agora, para colher depois» e deixou uma palavra de agradecimento ao Aeroporto de Faro, cujo diretor, aliás, esteve presente na sessão: «o Aeroporto está a trabalhar connosco como nunca trabalhou». Agora, está nas mãos dos empresários, em Albufeira e em toda a região, tirar partido dos novos voos e dos 100 mil novos lugares de avião criados este ano.

Mas o que reuniu no terraço do Hotel Baltum, um dos mais antigos de todo o Algarve, situado na baixa de Albufeira, a curta distância da praia dos Pescadores, todos estes responsáveis foi a apresentação do programa do fim de ano.

 

Desidério Silva

E que cartaz será então apresentado antes, durante, e após a passagem de ano? A 29 de Dezembro, o pontapé de saída para mais de uma semana de animação é dado com o início do evento «Paderne Medieval», nesta aldeia do interior do concelho.

A 29 e 30, e ainda a 1 e 2 de Janeiro, haverá de novo o festival Solrir.

Mas o prato forte está reservado para a noite de 31 de Dezembro, entrando pela madrugada do primeiro dia de 2017. Os festejos incluem a já habitual Star Parade na Oura, uma espécie de Carnaval de fim de ano, bem animado.

No palco da Praia dos Pescadores, haverá muita e boa música portuguesa: Áurea, antes do fogo de artifício da meia noite, D.A.M.A. depois.

Quanto ao fogo de artifício, que será lançado em Albufeira e na Oura, o presidente Carlos Silva e Sousa anunciou que este ano terá «mais um bocadinho de investimento».

E, adiantou o autarca, «porque já estamos com alguma folga em termos financeiros, haverá um reforço da iluminação de Natal», para dar um «ar mais alegre e mais bem disposto» às principais ruas da cidade e do concelho.

No total, esta programação de fim de ano vai custar «100 mil euros», sendo suportada em partes quase iguais entre a Câmara de Albufeira e a Agência de Promoção do concelho, ou seja, os empresários.

A este propósito, José Lourenço dos Santos salientou que «a APAL tenta sensibilizar os empresários para reunir os meios financeiros para promover não só este programa de fim de ano, como outros aspetos, ao longo do ano». O dirigente da APAL recordou o esforço que é feito para «promover Albufeira a nível interno e mesmo internacional», recordando a presença recente numa importante feira em França.

«Temos de aproveitar os ventos favoráveis», concluiu o empresário.

 

Passagem de Ano em Albufeira:

29 de Dezembro>>Paderne Medieval
29/30 de Dezembro e 1/2 de Janeiro>>Festival Solrir
31 de Dezembro>>Star Parade na Oura
31 de Dezembro>>Aurea (22h30)>>Fogo de Artifício(24h00)>>D.A.M.A.(24h00)

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub