Teatro das Figuras recebe ópera sobre a dieta de uma «matrioska do meio»

A ópera buffa cómica «Os dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio», do Quarteto Contratempus», vai subir ao palco do […]

Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meioA ópera buffa cómica «Os dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio», do Quarteto Contratempus», vai subir ao palco do Teatro das Figuras no próximo dia 21 de Outubro, às 21h30.

Os «Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio» conta com encenação de António Durães e composição de e Nuno Cortê-Real e libreto de Mário João Alves. Esta obra é «uma criação que envolve todos os instrumentistas em cena, também eles na qualidade de atores e que apela a uma interação com o público durante o espetáculo», diz o Teatro das Figuras.

«Um grande propósito do Quarteto Contratempus é fazer proliferar uma ópera mais acessível, que consiga chegar a mais público. Este coletivo considera que, ao trabalhar o humor em cena, essa
proximidade consegue-se de uma forma descontraída, mantendo sempre a qualidade e seriedade do
objecto de criação que é oferecido ao público», acrescenta o Teatro das Figuras.

Esta ópera vai contar com a participação especial do Grupo de Teatro Lethes.

 

Sobre o Quarteto Contratempus:

O Quarteto Contratempus é um grupo de música contemporânea fundado em 2008 pelos músicos,
Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano), no contexto académico da ESMAE, no Porto.

Este projeto transpôs as fronteiras académicas, de forma a fazer chegar a um público mais alargado a «arte sublime que é a música». O Quarteto Contratempus dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar com inúmeros compositores, libretistas e encenadores como Fernando Lapa, Daniel Moreira, João Guilherme Ripper, Fátima Fonte, Nuno Cortê-Real, António Durães, Mário João Alves, Tiago Schwäbl, entre outros. As suas criações estrearam em Portugal, Espanha e Brasil.

Sinopse:

São Petersburgo, 1866. Quando a mãe de Ludmila consegue emprego na casa de Anna Filosofova,
toda a família matrioska deixa a sua pequena aldeia junto ao Mar Branco e viaja com ela para São Petersburgo.

Ali, Ludmila, uma matrioska do meio, irá tornar-se desde o primeiro dia na discípula predilecta da filantropa e feminista Filosofova. A nova vida de Ludmila passa-se entre livros, alguma vida social, almoços, lanches, petiscos, jantares e bublikis, muitos bublikis.

Este doce tradicional passa a ocupar um lugar tão especial nas suas tentações como ocupara até então a carne de foca. A juntar a isto, Ludmila, num encontro casual, conhece Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, romance de Dostoievsky.

Será este encontro a evitar que Raskolnikov cometa o crime que o tornaria célebre, virando as suas atenções para a jovem Ludmila. Mas a sua vida está prestes a sofrer um volte-face inesperado: as suas profundas alterações alimentares causaram rápidas alterações na sua pessoa. Só há uma pessoa capaz de a fazer reencontrar o caminho da felicidade e do espelho: o Dr. Musa Ramelov, nutricionista do Czar.

 

Comentários

pub