Sismo de magnitude 2.6 com epicentro entre Monchique e Portimão foi sentido

Um sismo de magnitude 2.6 (Richter), cujo epicentro se localizou em terra, a cerca de 10 quilómetros a Sul de […]

sismoUm sismo de magnitude 2.6 (Richter), cujo epicentro se localizou em terra, a cerca de 10 quilómetros a Sul de Monchique e 9 quilómetros a Norte de Portimão, foi registado esta tarde, pelas 16h50, nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ao que o Sul Informação apurou, o sismo foi sentido nas zonas de Lagoa, Silves e Portimão.

Entretanto, o IPMA, revelou, em comunicado emitido hoje pouco depois das 18h00, que o sismo «foi sentido com
intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Lagoa (Algarve)», mas «não causou danos pessoais ou materiais».

O epicentro do sismo situou-se a 30 quilómetros de profundidade e deu-se numa zona entre Portimão e Monchique com as coordenadas 37.30 N ; 8.50 W, segundo um site internacional sobre sismologia.

Durante o dia de hoje, já houve outros sismos no Algarve ou nas zonas marítimas próximas da região: assim, às 00h18 registou-se um sismo de magnitude 1.8 (Richter) no Mar de Marrocos, entre o Algarve e esse país; às 01h36, registou-se outro sismo, de magnitude 1.5, no mar, a Sudoeste do cabo de S. Vicente, e às 3h47 foi a vez de um abalo de magnitude 2, também em terra, a Oeste de S. Brás de Alportel. Por serem muito fracos, nenhum desses sismos foi sentido.

Se também sentiu o sismo e quiser colaborar na recolha de dados por parte do IPMA, clique aqui.

 

Atualizado às 18h12, acrescentando a informação do IPMA sobre a intensidade do sismo (Mercalli).

 

Comentários

pub