Silves e Monchique vão correr pelo lince ibérico

Os concelhos de Silves e Monchique vão receber a 2ª edição do Trail do Lince Ibérico este sábado, dia 8 de […]

KVs_2016_FinalOs concelhos de Silves e Monchique vão receber a 2ª edição do Trail do Lince Ibérico este sábado, dia 8 de Outubro.

Esta iniciativa terá três tipos de atividades: um trail curto de 12 quilómetros, um trail longo de 30 quilómetros e uma caminhada de 12 quilómetros.

Quer o trail curto, quer a caminhada, de caráter lúdico e familiar, realizam-se em Silves e partem das Piscinas Municpais, às 10h15 e 10h30, respetivamente. Já o trail longo, de 30 quilómetros, decorre em Monchique e parte às 9h30 do Largo dos Chorões.

Trail do Lince é o único evento desportivo que oferece aos participantes a possibilidade de contribuírem e percorrerem os trilhos do habitat natural de um dos felinos mais ameaçados do planeta e sensibilizar para a sua preservação.

O Trail do Lince Ibérico foi apresentado no Jardim Zoológio de Lisboa, junto da Tapada do Lince Ibérico, cerimónia que contou com a presença dos presidentes das Câmaras de Monchique e de Silves, assim como da secretária de Estado do Ambiente e da secretária de Estado da Natureza e Ordenamento do Território.

Já estão confirmadas as presenças de várias figuras públicas, como as atrizes Isabel Figueira e Mafalda Teixeira, os apresentadores Pedro Fernandes e José Figueiras. Como padrinhos este evento tem o manequim Mário Franco, o jornalista e apresentador Luís Costa Branco, a consultora de comunicação Alexandra Figueiredo, o ator Alexandre Silva, a apresentadora Carina Vaz, o CEO do grupo FALX Marcelo Kapel, o atleta António Nascimento, o publisher da Playboy Portugal Bernardo Coelho e a empresária Paula Nabais.

Segundo Rui André, presidente da Câmara de Monchique, o trail running «é muito apreciado por centenas de atletas em Portugal e no Mundo, que têm em Monchique condições únicas para a prática desta modalidade. Monchique recebe muitos praticantes de trail running e poder associar esta vantagem natural, com a atividade em si própria, e ajudar na preservação de uma espécie que, no final do século XX, foi praticamente dada como extinta, que faz parte do nosso ideário e riqueza ambiental, são condições perfeitas para que o evento seja um sucesso e que sejam cumpridos os objetivos da organização».

Após o sucesso da primeira edição do Trail do Lince, que contou com mais de 300 participantes, a organização prevê duplicar o número de inscrições e unir a população, organizações não-governamentais, Estado e empresas pela reintrodução desta espécie no seu habitat natural.

O apoio à causa poder ser feito através do pack “Fnac Trail Lince Ibérico”, disponível em qualquer loja Fnac, que inclui um peluche da mascote, que custa 19,99 euros, com 5 euros a reverter para a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e World Wide Fund (WWF), organizações que contribuem para a preservação desta espécie.

Inscrições de última hora estão apenas disponíveis para a modalidade Caminhada do Trail do Lince e podem ser feitas junto do secretariado da prova, nas Piscinas Municipais de Silves, durante o seguinte horário: dia 7 de Outubro das 18h00 às 22h00, e no dia da prova das 07h00  às 10h00.

A 2ª edição do Trail do Lince Ibérico tem organização da Fire! e conta com a chancela ambiental da World Wide Fund for Nature (WWF) e da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), e a chancela desportiva da Associação Algarve Trail Running.

Para mais informações sobre o Trail do Lince Ibérico clique aqui.

Comentários

pub