As professoras Helena Baptista e Belmira Neves apresentaram, na passada quarta-feira, dia 19 de Outubro, o relatório do Observatório Local de Educação do Concelho de Loulé, relativo ao ano letivo 2014/2015. A sessão teve lugar na Sala da Assembleia Municipal e pretendeu «proporcionar o apoio à decisão estratégica em matéria educativa».
Perante uma plateia composta na sua grande maioria por docentes, este relatório pretende também «acompanhar e monitorizar o sistema educativo local, contribuir para a reflexão sobre as práticas e os processos educativos e para a melhoria da qualidade dos resultados dos alunos», refere a Câmara de Loulé.
Outros dois objetivos são o de «acompanhar a revisão e o redesenho da nova Carta Educativa do Município e contribuir para a definição do Plano Estratégico Municipal, no âmbito das Cidades Educadoras», acrescenta o executivo liderado por Vítor Aleixo.
Este trabalho começou a ser realizado no início de 2015, no âmbito da criação do Observatório Local de Educação. Para tal, foi criado um grupo constituído por elementos ligados a diferentes áreas da educação que integrou como consultores dois docentes da Universidade do Algarve – Manuel Conceição e Sandra Valadas, já que, de acordo com Helena Baptista, coordenadora do projeto, «era necessária uma supervisão científica e académica».
O trabalho de recolha de dados, análise, organização e elaboração do relatório foi desenvolvido durante 18 meses. Os dados foram fornecidos pelas escolas, por estabelecimentos da rede solidária, da rede privada e profissional, pelos serviços educativos da Autarquia, assim como por entidades inseridas na comunidade educativa.
Houve ainda pesquisa documental de relatórios, de legislação de suporte e ainda a consulta de fontes de informação oficiais.«Foi utilizada uma metodologia que pretendeu concentrar o maior volume possível de informação sobre a realidade social, cultural e educativa do concelho relativa a esse ano letivo», explica a Câmara de Loulé.
Durante a sessão de apresentação deste relatório, as duas professoras apresentaram a estrutura deste dividida em quatro partes.
Na primeira foi apresentada a caracterização demográfica da população do concelho de Loulé, com base no Censo de 2011, inserindo os dados no território nacional, no Continente e no Algarve.
Na segunda parte foram referidas as infraestruturas, educativas, desportivas, culturais, associativas e espaços de culto do concelho.
Na terceira parte o grupo debruçou-se sobre a educação no concelho, apresentando o número de alunos em cada grau de ensino, desde o pré-escolar nos ensinos público, solidário e privado ao ensino secundário, todas as ofertas formativas, as medidas promotoras do sucesso escolar e as medidas de inclusão e a educação de adultos.
Também foram abordadas as missões e metas incluídas nos Planos Anuais de Atividades das Unidades Orgânicas, assim como a Ação Social Escolar e os Recursos Humanos. Ainda na terceira parte foi tratado o tema da avaliação, que inclui a qualidade do sucesso, o abandono escolar e a indisciplina.
Por fim, na quarta parte foram apresentadas as articulações estabelecidas entre as Unidades Orgânicas e a comunidade escolar, nomeadamente com programas e projetos nacionais e com os serviços educativos da Câmara de Loulé.
O estudo agora publicado deve, segundo as autoras, «incorporar uma atualização permanente com as informações fundamentais de cada ano letivo já que é um ponto de partida».
«Será um instrumento importante sobretudo para os órgãos de gestão dos agrupamentos de escolas, os pais e encarregados de educação, Câmara Municipal de Loulé mas também para a comunidade do Concelho em geral», diz, por sua vez, a autarquia louletana.
Já para o presidente da Câmara de Loulé, «é necessário um acompanhamento e um envolvimento da Autarquia, das escolas e dos professores». «Estamos aqui para colaborar porque acreditamos que o melhor investimento que poderemos fazer é no sucesso educativo das nossas crianças. A nossa atitude é de abertura pois, numa primeira instância, são vocês quem mais percebe de educação. Mas nós também temos os nossos recursos que, somados aos vossos, podem dar grandes frutos», acrescentou Vítor Aleixo.
O delegado regional de Educação Francisco Marques sublinhou a importância deste trabalho que «só foi possível pelo esforço e perseverança de ambas as autoras». «Temos um documento bastante completo, importante e que deve ter a sua continuidade para que no futuro possa ser uma bengala para todos os que trabalham a educação no concelho e para todos aqueles que querem que a educação em Loulé possa melhorar ainda mais», afirmou.
Este responsável enalteceu, por fim, «a visão que a Autarquia de Loulé tem tido nas apostas que tem feito na área da educação, não só acreditando neste trabalho, estimulando a sua realização, como também noutros aspetos em termos de investimento nas escolas, na educação, nos professores».
Panorama da educação no concelho de Loulé:
Com uma população de 69211 residentes, o concelho de Loulé contou no letivo de 2014/2015 com 11719 alunos.
Quantos aos equipamentos escolares, destacam-se 42 jardins-de-infância, 27 escolas do 1º Ciclo, oito do 2º e 3º Ciclos, três secundárias e uma escola do ensino profissional. Nesta contabilidade, para além do ensino público foi ainda tido em conta, no relatório, o ensino privado, com o Colégio Internacional de Vilamoura que leciona do pré-escolar ao secundário, e o ensino solidário prestado pelas IPSSS na área do pré-escolar.
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