Relatório do Observatório Local de Educação apresentado em Loulé

As professoras Helena Baptista e Belmira Neves apresentaram, na passada quarta-feira, dia 19 de Outubro, o relatório do Observatório Local […]

Apresentação do relatório do Observatório das Politicas de Educação - CML - Mira (1)

As professoras Helena Baptista e Belmira Neves apresentaram, na passada quarta-feira, dia 19 de Outubro, o relatório do Observatório Local de Educação do Concelho de Loulé, relativo ao ano letivo 2014/2015. A sessão teve lugar na Sala da Assembleia Municipal e pretendeu «proporcionar o apoio à decisão estratégica em matéria educativa».

Perante uma plateia composta na sua grande maioria por docentes, este relatório pretende também «acompanhar e monitorizar o sistema educativo local, contribuir para a reflexão sobre as práticas e os processos educativos e para a melhoria da qualidade dos resultados dos alunos», refere a Câmara de Loulé.

Outros dois objetivos são o de «acompanhar a revisão e o redesenho da nova Carta Educativa do Município e contribuir para a definição do Plano Estratégico Municipal, no âmbito das Cidades Educadoras», acrescenta o executivo liderado por Vítor Aleixo.

Este trabalho começou a ser realizado no início de 2015, no âmbito da criação do Observatório Local de Educação. Para tal, foi criado um grupo constituído por elementos ligados a diferentes áreas da educação que integrou como consultores dois docentes da Universidade do Algarve – Manuel Conceição e Sandra Valadas, já que, de acordo com Helena Baptista, coordenadora do projeto, «era necessária uma supervisão científica e académica».

O trabalho de recolha de dados, análise, organização e elaboração do relatório foi desenvolvido durante 18 meses. Os dados foram fornecidos pelas escolas, por estabelecimentos da rede solidária, da rede privada e profissional, pelos serviços educativos da Autarquia, assim como por entidades inseridas na comunidade educativa.

Houve ainda pesquisa documental de relatórios, de legislação de suporte e ainda a consulta de fontes de informação oficiais.«Foi utilizada uma metodologia que pretendeu concentrar o maior volume possível de informação sobre a realidade social, cultural e educativa do concelho relativa a esse ano letivo», explica a Câmara de Loulé.

Apresentação do relatório do Observatório das Politicas de Educação - CML - Mira (2)Durante a sessão de apresentação deste relatório, as duas professoras apresentaram a estrutura deste dividida em quatro partes.

Na primeira foi apresentada a caracterização demográfica da população do concelho de Loulé, com base no Censo de 2011, inserindo os dados no território nacional, no Continente e no Algarve.

Na segunda parte foram referidas as infraestruturas, educativas, desportivas, culturais, associativas e espaços de culto do concelho.

Na terceira parte o grupo debruçou-se sobre a educação no concelho, apresentando o número de alunos em cada grau de ensino, desde o pré-escolar nos ensinos público, solidário e privado ao ensino secundário, todas as ofertas formativas, as medidas promotoras do sucesso escolar e as medidas de inclusão e a educação de adultos.

Também foram abordadas as missões e metas incluídas nos Planos Anuais de Atividades das Unidades Orgânicas, assim como a Ação Social Escolar e os Recursos Humanos. Ainda na terceira parte foi tratado o tema da avaliação, que inclui a qualidade do sucesso, o abandono escolar e a indisciplina.

Por fim, na quarta parte foram apresentadas as articulações estabelecidas entre as Unidades Orgânicas e a comunidade escolar, nomeadamente com programas e projetos nacionais e com os serviços educativos da Câmara de Loulé.

O estudo agora publicado deve, segundo as autoras, «incorporar uma atualização permanente com as informações fundamentais de cada ano letivo já que é um ponto de partida».

«Será um instrumento importante sobretudo para os órgãos de gestão dos agrupamentos de escolas, os pais e encarregados de educação, Câmara Municipal de Loulé mas também para a comunidade do Concelho em geral», diz, por sua vez, a autarquia louletana.

Já para o presidente da Câmara de Loulé, «é necessário um acompanhamento e um envolvimento da Autarquia, das escolas e dos professores». «Estamos aqui para colaborar porque acreditamos que o melhor investimento que poderemos fazer é no sucesso educativo das nossas crianças. A nossa atitude é de abertura pois, numa primeira instância, são vocês quem mais percebe de educação. Mas nós também temos os nossos recursos que, somados aos vossos, podem dar grandes frutos», acrescentou Vítor Aleixo.

Apresentação do relatório do Observatório das Politicas de Educação - CML - Mira (4)O delegado regional de Educação Francisco Marques sublinhou a importância deste trabalho que «só foi possível pelo esforço e perseverança de ambas as autoras». «Temos um documento bastante completo, importante e que deve ter a sua continuidade para que no futuro possa ser uma bengala para todos os que trabalham a educação no concelho e para todos aqueles que querem que a educação em Loulé possa melhorar ainda mais», afirmou.

Este responsável enalteceu, por fim, «a visão que a Autarquia de Loulé tem tido nas apostas que tem feito na área da educação, não só acreditando neste trabalho, estimulando a sua realização, como também noutros aspetos em termos de investimento nas escolas, na educação, nos professores».

 

Panorama da educação no concelho de Loulé:

Com uma população de 69211 residentes, o concelho de Loulé contou no letivo de 2014/2015 com 11719 alunos.

Quantos aos equipamentos escolares, destacam-se 42 jardins-de-infância, 27 escolas do 1º Ciclo, oito do 2º e 3º Ciclos, três secundárias e uma escola do ensino profissional. Nesta contabilidade, para além do ensino público foi ainda tido em conta, no relatório, o ensino privado, com o Colégio Internacional de Vilamoura que leciona do pré-escolar ao secundário, e o ensino solidário prestado pelas IPSSS na área do pré-escolar.

 

Veja algumas fotos:

 

Comentários

pub