Portimão faz “Render o Peixe” com 3 projetos aprovados no 365 Algarve

Artes visuais, gastronomia, dança e música erudita são as áreas dos três projetos aprovados no âmbito do programa “365 Algarve” […]

Teatro Municipal de Portimão TEMPOArtes visuais, gastronomia, dança e música erudita são as áreas dos três projetos aprovados no âmbito do programa “365 Algarve” e que irão decorrer em Portimão, a partir de finais deste mês de Outubro e até Maio de 2017.

O “365 Algarve” é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura, financiada pelo Turismo de Portugal e concretizada pela Região de Turismo do Algarve, pelos agentes culturais locais e municípios algarvios.

As candidaturas portimonenses, foram apresentadas pelo Museu Municipal de Portimão e pelas associações Dancenema e ArtedoSul.

O primeiro a arrancar será o projeto «Fazer Render o Peixe em Portimão», no Museu de Portimão, que cruza gastronomia e arte contemporânea e abre no dia 27 de Outubro, com uma sessão composta pelo artista Kwame Sousa, autor da exposição “Um Olhar Sobre o Peixe Seco”, e pelo chef André Magalhães, responsável pelos aromas e sabores de uma Cataplana de Litão com Algas.

Entre 1 e 6 de Novembro, chega o Festival de Dança Contemporânea, organizado pela Associação Dancenema, com o apoio da Câmara Municipal, que volta a trazer ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a conhecida e galardoada companhia de dança Quorum Ballet.

A cidade celebra a expressão artística nas suas diferentes vertentes, acolhendo, em vários palcos, os bailarinos, criadores e companhias que integram sete espetáculos e vários workshops que se entrelaçam com uma exposição de fotografia “Portimão, Dança e Arte”, da autoria de Cristina Cláudio e Dancenema. A inauguração está marcada para o dia 1, às 16h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, integrando ainda uma Feira de Sabores, nos dias 4 e 6, das 15h00 às 22h00, na Casa das Artes.

Destaque para os espetáculos da companhia de dança contemporânea Quorum Ballet que no dia 5 de Novembro, às 21h30, traz ao TEMPO as obras “Excentric Concentric” + “Mesa”, e para a peça da autoria de Maurícia Barreira Neves “This is not a love story. This is A and B”, que sobe ao palco do Pequeno Auditório, no dia 3, às 21h30.

O preço dos bilhetes para “This is not a love story. This is A and B” é 8 euros para o público em geral e 6 euros para maiores de 65 anos, pessoas com deficiência e acompanhante, desempregados, estudantes, profissionais do espetáculo, menores de 30 anos e grupos de 10 pessoas ou mais. Já para os espetáculos “Excentric Concentric” e “Mesa”, o custo é de 10 euros, com um desconto de 2 euros para estudantes de dança.

 

piano

Entrando já pelo novo ano de 2017, e porque o “365 Algarve” pretende, precisamente, apoiar a atividade cultural fora da época alta do turismo, o Concerto de Ano Novo, pela banda da Força Aérea, agendado para o dia 7 de Janeiro, às 21h30, marcará o início do ciclo de música erudita, que durante cinco meses levará até ao TEMPO vários espetáculos.

Ainda nesse mês, destaque, no dia 21, às 16h00, para o bailado “Quebra-nozes”, pela Companhia de Dança do Algarve.

Em Fevereiro, o mês é marcado, no dia 4, às 16h00, pelo espetáculo “Vila Lobos em movimento”, pela Academia de Música de Tavira, e no dia 18, às 21h30, realiza-se a 1ª edição do Festival Piano do Algarve, com um concerto a 4 mãos, por Mário Laginha e Armando Mota, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica, sob a direção artística do Maestro Osvaldo Ferreira.

Em Março, o programa apresenta, todos os sábados, às 21h30, concertos que contam com a participação de vários pianistas de renome, como Mário Laginha, Pedro Burmester, António Rosado, Armando Mota e Borja Otero.

Marialena Fernandes e Ranko Markovic são o duo de pianistas convidados a subir ao palco no dia 8 de Abril, às 21h30, e para encerrar o ciclo de espetáculos, nos dia 6 e 7 de Maio, entrará em cena a Companhia de Ópera do Porto, com Ópera de Mozart “Cosi fan Tutti”.

Comentários

pub