Portimão assina protocolo para promover reabilitação urbana da cidade

A Câmara de Portimão, apostada em reabilitar os edifícios do centro histórico da cidade, vai assinar, esta tarde, às 16h00, […]

Programa Reabilitar para Arrendar_ Habitação AcessívelA Câmara de Portimão, apostada em reabilitar os edifícios do centro histórico da cidade, vai assinar, esta tarde, às 16h00, no café-concerto do Teatro Municipal de Portimão, um protocolo com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. A assinatura vai decorrer durante uma sessão pública de apresentação do projeto.

O acordo de colaboração prevê que a autarquia portimonense promova o Programa “Reabilitar para Arrendar- Habitação Acessível” «junto dos proprietários que sejam detentores de património habitacional a carecer de reabilitação e apoiar os promotores, proprietários e projetistas nos processos de licenciamento das obras de reabilitação dos imóveis candidatos a esse Programa».

Já o IHRU, que tem como missão assegurar a concretização da política definida pelo Governo para as áreas da habitação e reabilitação urbana, ficará encarregue de prestar «todo o apoio na divulgação e esclarecimentos sobre o Programa».

Segundo a autarquia portimonense, «a reabilitação das áreas urbanas antigas é não só um desígnio nacional como uma aposta por parte da Câmara Municipal de Portimão, fortemente empenhada em promover a reabilitação urbana no centro histórico da cidade, bem como dos imóveis antigos que estejam degradados».

A Câmara de Portimão acrescenta que «este programa nacional foi criado especialmente destinado a apoiar os proprietários na reabilitação dos seus edifícios, através de uma linha de financiamento para edifícios com idade igual ou superior a 30 anos que, após a reabilitação, se destinem ao arrendamento predominantemente para fins habitacionais».

Comentários

pub