Portimão acolhe dois dos concertos do Festival de Órgão do Algarve

O concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, marcado para 28 de Outubro, terá este ano lugar na Igreja […]

Igreja Matriz de Portimão_interior novo
Interior da Igreja Matriz de Portimão – foto de João Valongo

O concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, marcado para 28 de Outubro, terá este ano lugar na Igreja Matriz de Portimão, já que o certame, pela primeira vez, se estende aos concelhos de Portimão, Tavira e Loulé, além de Faro.

O evento, promovido pelo nono ano consecutivo pela Associação Cultural Música XXI decorrerá entre 28 de Outubro a 26 de Novembro, com 10 concertos distribuídos por diversas igrejas da região que têm órgãos de tubos em condições de serem tocados em público.

Portimão acolhe assim o concerto inaugural do evento, a 28 de Outubro, às 21h30, na Igreja Matriz, com a participação do organista Nuno Alexandrino e do Coral Adágio, grupo residente na cidade e dirigido pelo maestro António Alves. No programa, destaque para a exigente obra “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves (1700-1751), para Coro e Órgão.

O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão terá lugar a 11 de Novembro, às 21h30, com o organista Rafael Reis. Numa apresentação a solo, serão interpretadas obras da escola organística italiana, portuguesa e inglesa.

Este Festival tem vindo a ganhar público, ao longo dos anos, através de um conceito que alia a música de intérpretes conceituados a elementos patrimoniais de grande valor.

A envolvência das belezas e pormenores arquitetónicos e artísticos do interior dos templos, que acolhem este evento único na região do Algarve, oferece a possibilidade de fruição de órgãos históricos, património singular de elevado valor e de características únicas, alguns de referência além-fronteiras.

O Festival de Órgão do Algarve 2016 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Município de Portimão, e tem como parceiros de comunicação a Antena 2, o Sul Informação e a Rua FM.

Comentários

pub