Olhão celebra no próximo domingo a sua padroeira Nossa Senhora do Rosário

Olhão vai celebrar a sua padroeira Nossa Senhora do Rosário no próximo domingo, dia 7 de Outubro, com uma missa […]

Igreja Matriz de OlhãoOlhão vai celebrar a sua padroeira Nossa Senhora do Rosário no próximo domingo, dia 7 de Outubro, com uma missa solene, às 16h30, seguida de procissão pela cidade.

A procissão percorre as seguintes artérias da cidade: Praça da Restauração, Rua Capitão Carlos Mendonça, Rua Dr. Miguel Bombarda, Rua João de Deus, Rua Teófilo Braga, Praça Patrão Joaquim Lopes, Avenida 5 de Outubro, Rua Dr. Francisco Fernandes Lopes, Rua Carlos da Maia, Rua Dr. João Lúcio, Rua Vasco da Gama, Avenida da República e Praça da Restauração.

O percurso contempla ainda a bênção do mar, junto aos Mercados Municipais. Devido à realização da procissão, no domingo não haverá missa às 10h30.

O culto a Nossa Senhora do Rosário em Olhão:

Em Olhão, Nossa Senhora do Rosário é a padroeira, dando o nome à Igreja Matriz, cuja edificação se iniciou em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715. Na fachada pode ler-se: «À custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas».

«Devido à sua imponência, atrai muitos olhares dos turistas que visitam a zona histórica de Olhão. Na segunda metade do século XVIII, a sua fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada. No seu interior, de uma só nave, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário», diz a Câmara de Olhão.

Comentários

pub