Mértola tem muitas propostas culturais para o Outono

O Mês da Música, as 3ª Jornadas interdisciplinares da Mina de S. Domingos, o 5º Encontro da União das Cidades […]

Cine Teatro Marques Duque em MértolaO Mês da Música, as 3ª Jornadas interdisciplinares da Mina de S. Domingos, o 5º Encontro da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a Feira do Livro, assim como exposições e espetáculos, são algumas das iniciativas culturais que o concelho de Mértola acolhe nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

A iniciativa Mês da Música é composta por seis espetáculos até ao final do ano, sendo o primeiro já no dia 20 de Outubro, com a cantora Viviane, no Cine-teatro Marques Duque.

O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer vários géneros musicais, sobretudo aqueles a que a maioria da população do concelho não tem acesso com regularidade.

Os palcos destes espetáculos também são especiais, estando agendados concertos para a Igreja Matriz de Mértola e para o Museu de Arte Sacra.

Com a recente adesão da Câmara Municipal de Mértola à UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), a Vila–Museu recebe nos dias 10 e 11 de Novembro o 5º Encontro desta organização, subordinado ao tema «Gestão e Dinamização dos Centros Históricos».

Neste encontro, será abordada a questão das candidaturas a património da Humanidade, sendo por isso de extrema importância para Mértola.

No dia 25 de Novembro, a aldeia mineira recebe as 3ª Jornadas interdisciplinares da Mina de S. Domingos, uma iniciativa que reúne vários especialistas, que irão apresentar e discutir trabalhos e investigações, em áreas tão distintas como arqueologia, geologia, história da ciência, química, biologia e urbanismo.

A Feira do Livro de Mértola decorre este ano de 20 a 26 de Novembro, no salão dos Bombeiros. Inclui além da venda de publicações, um leque alargado de ações, como apresentação de livros, sessões de contos, teatro, entre outras.

A Casa das Artes Mário Elias, até ao final o ano, apresenta duas novas exposições. De 28 de Outubro a 25 de Novembro, estará patente ao público a exposição de pintura de Maria D’Almeida “Caminhos de cor e de silêncio”, enquanto de 25 de Novembro a 30 de Dezembro é a vez da fotografia de estar em destaque, com a exposição “Connections”, de Rui David.

Todos os meses, a Biblioteca Municipal promove um Sábado em Família dedicado aos mais novos, sempre com o propósito de incentivar o contacto com os livros e a leitura.

Todos os eventos estão na Agenda Cultural de Mértola disponível em www.cm-mertola.pt.

Comentários

pub