Loulé vai assinar carta de geminação com Município francês de Créteil

A Câmara de Loulé vai assinar uma carta de geminação com o Município francês de Créteil na próxima quinta-feira, dia […]

Câmara Municipal de Loulé - C.M.Loulé - MiraA Câmara de Loulé vai assinar uma carta de geminação com o Município francês de Créteil na próxima quinta-feira, dia 6 de Outubro, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

«Diálogo, intercâmbio de experiências e implementação de ações conjuntas suscetíveis de enriquecerem mutuamente Loulé e Créteil em todos os domínios relevantes das suas competências são as grandes matrizes deste acordo», diz a autarquia louletana.

Nesse sentido, será definido um plano de atividades inerente a este programa de geminação, com carácter bienal, de forma a que as atividades se desenvolvam em França e em Portugal.

A realização de uma Bienal de Atividades Económicas e Turísticas (mostra e promoção de produtos regionais, de espaços de lazer e turismo), a organização de uma conferência e exposição dedicadas à temática europeia de interesse comum ou o intercâmbio de estudantes, professores, cidadãos de movimentos associativos, culturais e desportivos são algumas das ações previstas.

A assinatura do acordo de geminação engloba uma visita de cinco dias a Loulé. A comitiva francesa, liderada pelo responsável máximo do Município de Créteil Laurent Cathala, chega a Loulé no dia 5.

Durante a manhã do dia 6, está prevista uma visita ao centro de Vilamoura, Colégio Internacional de Vilamoura, Centro Hípico e campos de golfe. Segue-se uma passagem por mais dois resorts emblemáticos do Concelho de Loulé: Vale do Lobo e Quinta do Lago.

Às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar o momento mais importante desta visita – a assinatura do juramento de geminação, seguindo-se um “Porto de Honra”, no Mercado Municipal, aberto ao público.

Na sexta-feira, dia 7, as duas comitivas vão visitar o Hospital de Loulé, seguindo depois para o interior do concelho, com passagem pelas aldeias de Querença e Alte.

A manhã de sábado, dia 8, será preenchida com um debate entre o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e o presidente da Câmara Municipal de Créteil, Laurent Cathala, com a moderação do presidente da Assembleia Municipal, Adriano Pimpão.

Esta iniciativa decorre a partir das 10h00, na Sala da Assembleia Municipal, e contará ainda com a participação de associações comerciais e empresariais do Algarve, bem como diversos empresários do Concelho de Loulé, além da participação dos diretores das escolas e dirigentes de clubes e associações.

O objetivo do debate será refletir sobre as vantagens para os dois municípios do estabelecimento de relações de cooperação através do processo de geminação.

«Numa altura em que são cada vez mais os franceses que procuram Loulé e o Algarve como destino de férias, para investimentos ou para aquisição de segunda habitação, esta geminação ganha ainda uma maior importância», conclui a Câmara de Loulé.

 

Onde é Créteil?

Créteil é uma comuna francesa situada nos arredores de Paris, a Sudoeste da capital no departamento Val-de-Marne, região de Île-de-France, com cerca de 89 mil habitantes.

 

Comentários

pub