Lagoa recebeu o prémio «Viver em Igualdade»

Lagoa recebeu, no passado dia 24 de Outubro, o prémio «Viver em Igualdade», que distinguiu o concelho pelas suas «boas práticas […]

jLagoa recebeu, no passado dia 24 de Outubro, o prémio «Viver em Igualdade», que distinguiu o concelho pelas suas «boas práticas no sentido da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas».

Esta cerimónia decorreu no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade e realizou-se no Teatro da Trindade, em Lisboa. A cerimónia contou com a presença do Ministro Adjunto Eduardo Cabrita, de Catarina Mendes, secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género Teresa Fragoso, e de Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa.

Segundo a autarquia lagoense esta distinção vem comprovar «que a orientação seguida pelo executivo nesta matéria é sinónimo de uma governação responsável e que promove a identidade e o respeito pelas diferentes necessidades da população, para que possa viver, expressar-se e relacionar-se sem qualquer discriminação em razão da idade, do sexo, da etnia, da religião, da deficiência ou da orientação sexual».

Ainda no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, a Câmara de Lagoa ofereceu, aos alunos dos 3º e 4º anos, o livro «Mariana num mundo igual», da autoria da atriz Mariana Monteiro, entregues pelo vereador da Educação Luis Encarnação, nas Escolas Básicas do concelho.

A personagem deste livro, Mariana aborda atitudes e comportamentos que a discriminam, simplesmente por ser menina e ajuda a compreender, a ultrapassar e a não promover essa discriminação, «alertando os jovens para a importância da promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades», conclui a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub