Lagoa «Cidade do Vinho 2016» comemora o «Dia Europeu do Enoturismo»

Lagoa, que é a «Cidade do Vinho 2016», um galardão atribuído pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, […]

Lagoa Cidade do VinhoLagoa, que é a «Cidade do Vinho 2016», um galardão atribuído pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, vai comemorar o «Dia Europeu do Enoturismo» no dia 12 de Novembro, durante a tarde, com um magusto, prova de vinhos, e fado, na Quinta dos Vales.

A atuação musical será da fadista Raquel Peters. Este «Dia Europeu do Enoturismo» foi criado em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho que conta com o apoio das associações nacionais de cidades do vinho dos países que a integram, para divulgar o turismo vinícola e as diversas rotas existentes na Europa, sublinhando a cultura e a tradição da terra, unidas à produção do vinho.

Este ano as comemorações a nível nacional «centram-se no consumo moderado do vinho, apelando-se ao consumo responsável, em cooperação com o programa Wine in Moderation, associação sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo setor vitivinícola europeu que tem como objetivo garantir padrões responsáveis e moderados de consumo de vinho, como norma social e cultural», diz a Câmara de Lagoa.

Estas comemorações resultam da parceria da autarquia lagoense com a AMPV, com a colaboração da Quinta dos Vales.

Já nos dias 18 e 19 de Novembro, realizam-se as «I Jornadas do Enoturismo de Lagoa», nas quais serão debatidas as ligações do setor vitivinícola ao setor turístico. Será feita, também, a «avaliação do contributo do Enoturismo enquanto complemento da oferta da região», com «a apresentação de boas práticas e casos de sucesso». Serão, por fim, «abordadas as oportunidades para o setor«, diz a Câmara de Lagoa.

As sessões técnicas serão acompanhadas por visitas a adegas e quintas dos produtores da região algarvia com observação direta do que se faz em termos de produção de qualidade, que carateriza os vinhos algarvios.

Estas «I Jornadas do Enoturismo de Lagoa» são uma organização conjunta da Câmara Municipal, Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o apoio do Turismo do Algarve, Comissão Vitivinícola do Algarve e Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo.

A participação requer inscrição, enviando um e-mail para [email protected]

Comentários

pub