Jovem algarvio João Barriga ganha Prémio Sangue Novo na ModaLisboa

O designer de moda João Barriga, natural de São Brás de Alportel, venceu, no dia 7 de Outubro, o prémio […]

joao barrigaO designer de moda João Barriga, natural de São Brás de Alportel, venceu, no dia 7 de Outubro, o prémio de melhor coleção do projeto Sangue Novo, na ModaLisboa, galardão que se destina a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou a quem esteja a iniciar o seu percurso na área. «Este é um prémio que sempre quis ganhar e que significa que o meu trabalho é reconhecido», confessou ao Sul Informação.

A coleção com que João Barriga concorreu resultou, de facto, do trabalho final do curso de Design, frequentado pelo jovem na Modatex — Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios.

«Esta é uma coleção mista, em que a roupa é toda preta e bastante larga», começou por explicar o estilista são brasense. Esta escolha tem uma razão: «a meu ver, o preto uniformiza melhor a pessoa e consigo criar uma imagem mais interessante através da forma das roupas».

Com este prémio, João Barriga ganhou um workshop de dois meses em Milão, uma das capitais mundiais da moda. «Os meus projetos futuros passam por ir para lá, aprender mais para me tornar um melhor designer e continuar a fazer coleções», revelou.

Foi no Algarve, porém, que o percurso deste jovem de 22 anos começou. Desde criança que tem interesse pelo mundo das artes. Já o despertar para a moda deu-se «por volta do 7º ou 8º anos, quando comecei a desenhar roupa e me apercebi de que, se calhar, era isto que queria fazer», contou João Barriga ao Sul Informação.

Estudante em São Brás de Alportel até ao 9º ano, foi no ensino secundário, que já frequentou em Faro, que o designer vencedor da melhor coleção do Sangue Novo desenvolveu técnicas de desenho. Apesar disso, e de ir regularmente a São Brás para visitar toda a família, João Barriga não consegue encontrar nenhuma ligação pessoal entre a região e a moda. «O Algarve não teve nenhuma influência no meu gosto pela moda», garantiu.

 

Veja aqui o vídeo do desfile vencedor de João Barriga:

 

 

 

Comentários

pub