Já chove…mas é chuva “de pouca dura”

O Algarve e todo o resto do país estão hoje sob aviso amarelo, por causa da previsão, já concretizada, de […]

chuva3O Algarve e todo o resto do país estão hoje sob aviso amarelo, por causa da previsão, já concretizada, de precipitação. É o Outono que finalmente chega.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje haverá, ao longo de todo o dia, «aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovoada».

O aviso é válido a partir do meio dia desta quarta-feira e até às 22h00. Amanhã deverão manter-se as mesmas condições meteorológicas de hoje, mas na sexta-feira, ao que o site do IPMA indica, volta o sol.

O site Meteofontes, por seu lado, explica que, «após uma madrugada de alguma chuva (3,6mm e 6,8mm acumulados em Carvoeiro e no Sítio das Fontes, respetivamente), e com a superfície frontal já bem a Este, em Espanha, passamos agora à fase de regime de aguaceiros».

Estes aguaceiros serão mais frequentes durante a manhã nas regiões do Norte e Centro, por vezes fortes e podendo ser acompanhados de trovoada e granizo pontual.

Durante a tarde, poderá haver também «aguaceiros mais frequentes aqui no Sul, com possibilidade de trovoada pontual», acrescenta o Meteofontes.

As temperaturas máximas irão rondar os 20ºC/21ºC no Sul e um pouco menos mais a Norte. No mar, haverá ondulação de SW, a aumentar para 1,5m na costa Sul, e de NW até aos 2 a 3m, na costa Ocidental.

Amanhã, indica o Meteofonte, haverá ainda alguns aguaceiros durante a madrugada e manhã aqui no Sul, com melhoria a partir da tarde, com o céu a ficar gradualmente menos nublado.
No Norte e Centro, ainda poderá haver alguns aguaceiros fracos e pontuais durante a tarde também.

Comentários

pub