IPMA confirma que houve um tornado em Olhão ontem à tarde

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a ocorrência de um tornado, ontem, às 19h45, em Olhão. Este resultou […]

Foto Cristiano Correia
Foto Cristiano Correia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a ocorrência de um tornado, ontem, às 19h45, em Olhão.

Este resultou «de uma massa de ar quente, húmido e instável, transportada na circulação de uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica» que deu «origem à formação de células convectivas com forte atividade», explicou o IPMA, num comunicado enviado hoje, terça-feira, às redações.

Foi este tornado que deu origem ao levantamento de telhas do Pavilhão Municipal de Olhão, que acabariam por danificar carros na zona circundante, assim como à queda de árvores de grande porte e sinais de trânsito naquela cidade.

Segundo o IPMA também se registaram tornados no concelho de Serpa, no Alentejo, um pouco antes das 21h30, numa zona rural em Pedrogão do Alentejo, às 23h00, e pouco depois das 00h00 novamente no concelho de Serpa. Esta última ocorrência afetou uma exploração agrícola.

«Estes casos estão a ser documentados em detalhe pelo IPMA e analisados com base na observação meteorológica existente, devendo a informação ser disponibilizada assim que possível», conclui o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Veja as fotos das consequências do tornado em Olhão:

Fotos: Cristiano Correia e Assis Coelho

Comentários

pub